05 de jun de 2026
· #votuporanga, árvores, Jorge Seba, Meio Ambiente, reflorestamento

O prefeito Jorge Seba (centro): uma das principais iniciativas do pacote será o plantio de 52.951 mudas de árvores nativas
Edição Scriptum com Prefeitura de Votuporanga
O prefeito de Votuporanga, Jorge Seba (PSD), anunciou na terça-feira (2) um pacote de investimentos e ações para a preservação ambiental e a recuperação de áreas verdes no município do interior de São Paulo. O anúncio ocorreu em evento comemorativo da Semana do Meio Ambiente promovido no Horto Florestal. Uma das principais iniciativas do pacote será o plantio de 52.951 mudas de árvores nativas, o que vai permitir à prefeitura cumprir todos os Termos de Compromisso de Recuperação Ambiental. A ação prevê o reflorestamento de uma área de cerca de 36 hectares, o que equivale a 50 campos de futebol.
A empresa que vencer a licitação promovida pela administração será responsável pelo plantio e os cuidados com cada muda pelo prazo de três anos. “Votuporanga vem construindo uma política ambiental séria, responsável e com planejamento. Esses investimentos reforçam nosso compromisso com a preservação ambiental, com a educação das futuras gerações e a qualidade de vida da população”, afirmou Jorge Seba.
O gestor também assinou a ordem de serviço para as obras da primeira etapa da construção do Centro de Educação Ambiental. A unidade será implantada no horto, que vai passar por revitalização. O projeto, que terá um investimento de cerca de R$ 871.051,49, prevê a reforma do berçário e do viveiro de mudas, além do sistema de compostagem Composta + Votu.
O superintendente da autarquia Serviço de Tratamento de Água e Esgoto de Votuporanga (Saev Ambiental), Osvaldo Carvalho, ressaltou que o pacote representa um avanço importante para o município. “Estamos estruturando uma série de ações que unem recuperação ambiental, educação e planejamento para o futuro da cidade. O reflorestamento, a revitalização do horto e os projetos educativos mostram o compromisso da Saev com uma Votuporanga cada vez mais sustentável e preparada para as próximas gerações.”