Eliziane celebra resultados da CPMI de 8 de janeiro

Integrantes da comissão que investigou atos antidemocráticos de 8 de janeiro do ano passado se reúnem com procurador-geral da República e confirmam que relatório final vem produzindo resultados

08 de mar de 2024

A senadora Eliziane Gama: informações do relatório final também estão sendo utilizadas pela PGR

Edição Scriptum com Agência Câmara

Relatora da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investigou os atos antidemocráticos que culminaram com a invasão das sedes dos três Poderes em 8 de janeiro de 2023, a senadora Eliziane Gama (PSD-MA) continua acompanhando de perto dos desdobramentos do relatório final da comissão, aprovado em outubro do ano passado.

A comissão formada por deputados e senadores foi instalada em 25 de maio de 2023 e apresentou o relatório final em 17 de outubro do ano passado. O texto pediu o indiciamento de 61 pessoas por crimes como associação criminosa, violência política, abolição do Estado Democrático de Direito e golpe de Estado.

Eliziane Gama e outros integrantes da comissão se dizem satisfeitos com o avanço do processo. Esta semana, a senadora do PSD maranhense e outros integrantes da comissão se reuniram na quarta-feira (6) com o procurador-geral da República, Paulo Gonet Branco, e foram informados que que as últimas ações que receberam manifestações da PGR, incluindo mandados de busca e apreensão executados pela Polícia Federal, foram embasadas pelas informações do relatório da CPMI.

“Dos 24 alvos da Polícia Federal, 12 estavam dentro da CPMI, foram indiciados inclusive no nosso relatório. E o doutor Gonet afirmou categoricamente que essas informações que subsidiaram as manifestações da PGR também vieram resultantes do trabalho da CPMI”, disse Eliziane Gama.

A senadora acrescentou que as informações do relatório final sobre os financiadores dos atos antidemocráticos também estão sendo utilizadas pela Procuradoria-Geral da República.

“Nós tivemos vários indiciamentos. O volume financeiro que chegou, sobretudo para os acampamentos, foi um volume financeiro resultante desses financiadores. Nós tivemos esses indiciamentos, desde pessoas mais simples, que fizeram o direcionamento através de Pix, a empresas e grandes conglomerados econômicos no Brasil que participaram de forma direta”, disse Eliziane Gama.