Loading

Pesquisar

EXTERIOR

Eliziane Gama debaterá força do feminismo no Japão

A convite do embaixador nipônico, senadora do PSD do Maranhão irá ao país asiático, em março, para participar de debate sobre empoderamento feminino 

01 de fev de 2024

O embaixador Teiji Hayashi (à esq da placa), o governador Carlos Brandão e a senadora Eliziane Gama

Edição Scriptum com Assessoria de Comunicação da senadora

O embaixador extraordinário e plenipotenciário do Japão no Brasil, Teiji Hayashi, se reuniu com a senadora Eliziane Gama (PSD-MA) em São Luís (MA) na terça-feira (30) para convidar a parlamentar maranhense para visitar o país asiático em março e participar de debate sobre empoderamento feminino.

Durante o encontro, eles também conversaram sobre relações comerciais e intercâmbio entre Brasil e Japão, além de sustentabilidade e energias renováveis. “Fiquei muito feliz com o convite feito pelo embaixador Teiji Hayashi e pela disposição de debater um tema tão importante que é a participação feminina. Nós conversamos sobre a presença feminina no Legislativo e na Política brasileira e destaquei a necessidade de avançarmos na participação das mulheres nos espaços de poder”, enfatizou a senadora maranhense.

Eliziane Gama acompanhou ainda a reunião entre o embaixador japonês com sua comitiva e o governador do Maranhão, Carlos Brandão. O encontro foi realizado no Palácio dos Leões, em São Luís, e teve como principal objetivo o fortalecimento das relações estratégicas entre o Maranhão e o país asiático.

O cônsul do Japão na cidade de Belém (PA), Satoshi Morita, o presidente da Gasmar (Companhia Maranhense de Gás), Alan Kardec, e o secretário-chefe da Casa Civil do Maranhão, Sebastião Madeira, também participaram do encontro.

Energia sustentável

Durante a reunião, os representantes do Maranhão e da embaixada japonesa trataram de temas como produção energética sustentável – envolvendo, por exemplo, a geração de Hidrogênio Verde (H2V), modelo de energia limpa e renovável, que não emite CO² – e o fortalecimento do intercâmbio cultural entre o estado do Maranhão e a nação nipônica.

“Falamos da possibilidade de cooperação na área de hidrogênio. Muitas empresas japonesas têm tecnologias logísticas, sobretudo com essa nova energia do hidrogênio. Eu gostaria de promover cooperações nas áreas econômica e comercial com o estado do Maranhão”, antecipou o embaixador Teiji Hayashi.

A senadora Eliziane Gama destacou que essa foi a primeira de uma série de reuniões entre representantes do Maranhão e do Japão, sobre parcerias e investimentos conjuntos no campo energético. “O Maranhão tem um potencial extraordinário na área do gás, por exemplo. O governador Carlos Brandão já finalizou a reunião solicitando um novo encontro, envolvendo as câmaras empresariais tanto do Japão quanto do Maranhão. Eu acho que essa nova reunião será vital para materializar esses debates que foram construídos hoje”, afirmou Eliziane Gama.

Informações Partidárias

Notícias