Marcelo Branco entrega de título de propriedade
Redação Scriptum com Portal do Governo de SP
As ações do Governo do Estado de São Paulo para que a população tenha acesso à casa própria, moradia digna e oportunidades avançam na Região Metropolitana de Sorocaba, no interior paulista. Nesta quinta-feira (3), o governador Tarcísio de Freitas e o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Marcelo Branco, liderança estadual do PSD, estiveram no município de Porto Feliz para a entrega de 197 novas moradias e 251 títulos de propriedade a famílias da cidade.
Os beneficiários têm renda mensal de até cinco salários mínimos. As casas fazem parte do Conjunto Habitacional Doutora Cecy Marchosoni Habice Pinna, no loteamento Altos do Jequitibá. O empreendimento foi construído pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), com investimento estadual de R$ 35,5 milhões, e doação do terreno feita pela prefeitura de Porto Feliz. “Nós já temos duas mil unidades habitacionais em produção na região. Vamos fazer moradias em todo o Estado. Há cidades em que 30% das pessoas moram em unidades da CDHU. O Estado privilegiou a habitação e, daqui em diante, vai privilegiar muito mais”, garantiu Marcelo Branco.
Os imóveis foram financiados sem juros, com prazo de até 30 anos para a quitação e parcelas que chegam a até 20% da renda mensal dos beneficiários. Os contratos sofrem apenas a correção monetária calculada pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).
As unidades têm área útil de 52,96 metros quadrados e são divididas em dois dormitórios, sala de estar, cozinha, banheiro e lavanderia. Os imóveis têm revestimento nas paredes, piso cerâmico, laje, cobertura com estrutura metálica e sistema de energia solar fotovoltaico.
Títulos de propriedade
Em Porto Feliz, Tarcísio também entregou títulos de propriedade a moradores da Vila Angélica II, Desdobro, rua Fernão Dias e Altos do Jequitibá. O documento garante a posse legal dos imóveis e permite às famílias o acesso ao mercado formal de crédito, além da possibilidade de comercialização do bem e a transferência para herdeiros.
O governador esteve, ainda, na cidade de Boituva, onde autorizou o início da reforma de cem habitações pelo programa Viver Melhor. A intervenção, que vai receber investimento de R$ 3,1 milhões, será executada pela CDHU e abrange serviços como colocação de piso, revestimento, instalação de esquadrias, impermeabilização e restauração de telhados. As fachadas das casas serão recuperadas e vão receber pintura colorida.