Loading

Pesquisar

SAÚDE

Iluminação destaca campanha Outubro Rosa no Senado

A pedido do senador Nelsinho Trad (PSD-MS), entre outros parlamentares, Congresso iniciou o mês iluminado na cor que marca a campanha de conscientização sobre o câncer de mama

02 de out de 2023

Campanha de conscientização sobre a necessidade de combate ao câncer de mama vem sendo realizada há 14 anos.

Edição Scriptum com Agência Senado

A pedido do senador Nelsinho Trad (PSD-MS), entre outros parlamentares, o Senado iniciou o mês iluminado na cor que marca o Outubro Rosa, campanha de conscientização sobre a necessidade de combate ao câncer de mama, que vem sendo realizada já há 14 anos.

O mês de conscientização sobre o câncer de mama, o tipo que mais atinge as mulheres em todo o mundo, tem por objetivo alertar a população para a relevância da prevenção e do diagnóstico precoce. No Brasil, a campanha conscientiza também sobre o câncer de colo uterino, a terceira neoplasia mais incidente na população feminina brasileira, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca).

O câncer de mama acomete mulheres tanto em países em desenvolvimento quanto em países desenvolvidos. Cerca de 2,3 milhões de casos novos foram estimados para o ano de 2020 em todo o mundo, o que representa cerca de 24,5% de todos os tipos de neoplasias diagnosticadas nas mulheres. As taxas de incidência variam entre as diferentes regiões do planeta, com as maiores taxas nos países desenvolvidos.

Para o Brasil, a estimativa foi de 66.280 casos novos de câncer de mama em 2021, com um risco estimado de 61,61 casos a cada 100 mil mulheres. As maiores taxas de incidência e de mortalidade estão nas regiões Sul e Sudeste do Brasil.

Os principais sinais e sintomas suspeitos de câncer de mama são: caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja; alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região das axilas.

Além de hábitos de vida saudáveis, a prevenção é feita por meio dos exames periódicos de mamografia, para o câncer de mama, e Papanicolau, para o câncer de colo de útero. A Lei 11.664, de 2008, dispõe sobre a efetivação de ações de saúde que assegurem a prevenção, a detecção e o tratamento desses cânceres no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

Informações Partidárias

Notícias