Loading

Pesquisar

MUNICÍPIOS

Itapira (SP) reativa Casa da Gestante

Unidade recuperada pela gestão do prefeito Toninho Bellini (PSD) estava inativa desde a inauguração, em 2014, e oferece atendimento especializado a gestantes de alto risco

11 de ago de 2022

O prefeito Toninho Bellini (centro): “Fizemos as adaptações necessárias e montamos a Casa da Gestante”

Redação Scriptum com Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Itapira

Em Itapira — município de 75 mil habitantes do interior do Estado de São Paulo — a gestão do prefeito Toninho Bellini (PSD) reativou nesta segunda-feira (8) a Casa da Gestante Josefina Aparecida Tofanello de Mattos (Gilza). A unidade, que atende gestantes de alto risco, não funcionava desde que foi inaugurada, em 2014.

O fato de o espaço não ser utilizado obrigava as pacientes a procurarem atendimento em outros municípios. “No meu último ano do segundo mandato, em 2012, tínhamos um convênio com o Ministério da Saúde e estávamos para receber uma verba para a instalação da Casa da Gestante. Nós apresentamos o local e a verba veio, mas não tivemos tempo hábil para iniciar o serviço. Em 2014, a Casa foi inaugurada, mas o espaço logo foi alterado para abrigar o laboratório de análises clínicas”, explica o prefeito.

Além dos transtornos provocados às pacientes, a prefeitura foi notificada pelo Ministério Público Federal. “Recebemos, no início do ano, essa notificação para que instalássemos a Casa da Gestante no local que havia sido indicado, ou teríamos que devolver aos cofres federais aproximadamente R$ 1 milhão. Imediatamente, realocamos o laboratório, fizemos as adaptações necessárias e montamos a Casa da Gestante, que agora está em funcionamento”, garante o prefeito.

Com a reativação, o equipamento passa a funcionar seguindo as determinações da portaria 1.020, de 29 de maio de 2013, do Ministério da Saúde. A unidade conta com 11 leitos para que as gestantes de alto risco possam permanecer no local até a data do parto, caso seja necessário. “Isso é muito importante, por exemplo, para uma gestante que reside longe do hospital e corre riscos”, destaca Bellini. A equipe do Pré-Parto do Hospital Municipal dará toda a assistência a essas pacientes.

Na Casa da Gestante também serão oferecidos atendimentos ambulatoriais para adolescentes. Os agendamentos e encaminhamentos serão feitos nas unidades básicas de saúde.

Informações Partidárias

Notícias