SENADO

Jussara Lima celebra redução da fome no governo Lula

A senadora do PSD do Piauí diz que o País alcançou significativa redução na insegurança alimentar, sob a liderança do presidente Lula. “Estamos no caminho certo para retirar o Brasil do Mapa da Fome”

14 de mar de 2024

A senadora Jussara Lima: “Estamos no caminho certo para retirar novamente o Brasil do Mapa da Fome”

Edição Scriptum com Agência Senado

O Brasil alcançou uma significativa redução na insegurança alimentar, sob a liderança do presidente Lula e do ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias. A opinião é da senadora Jussara Lima (PSD-PI), para quem “a volta do Bolsa Família, um Cadastro Único qualificado, o Programa de Aquisição de Alimentos incentivando a agricultura familiar, o Minha Casa, Minha Vida… São várias ações de governo que, somadas, permitiram que chegássemos a esse belíssimo resultado”.

Segundo pesquisa realizada pelo Instituto Fome Zero (IFZ), 13 milhões de pessoas deixaram de passar fome e 20 milhões experimentaram uma redução na insegurança alimentar moderada em 2023. O resultado do estudo, solicitado pelo Ministério Desenvolvimento e Assistência Social (MDS), representa uma redução de 30% da insegurança alimentar total no país.

Em pronunciamento na quarta-feira (13), a senadora afirmou que esses números refletem diretamente as políticas implementadas pelo MDS, impulsionadas pelo aumento do salário mínimo e pelos investimentos no programa Bolsa Família.

“Embora ainda haja um longo caminho pela frente, o acerto das medidas de aumento do valor do salário mínimo e dos repasses do Bolsa Família, a redução da inflação dos alimentos, tudo isso demonstra que estamos no caminho certo para retirar novamente o Brasil do Mapa da Fome”, celebrou.