Lançado oficialmente em Brasília o PSD Mulher

Evento reuniu a direção nacional do partido, integrantes da bancada federal do partido, diversos presidentes de diretórios estaduais e lideranças de todo o Brasil.

19 de dez de 2013

Kassab e Alda estimulam a participação feminina na política

A direção nacional do Partido Social Democrático reuniu em Brasília, nesta terça-feira (17), os integrantes da bancada federal do partido, diversos presidentes de diretórios estaduais e lideranças de todo o Brasil, para um encontro que marcou o lançamento oficial do PSD Mulher e a saudação ao novo líder do PSD na Câmara, deputado Moreira Mendes, que tinha sido eleito pouco antes.

Diante do presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, do ministro da Micro e Pequena Empresa e vice-governador de São Paulo, Guilherme Afif, e da coordenadora nacional do PSD Mulher, Alda Marco Antônio, o primeiro a falar foi o ex-líder da bancada, o deputado paranaense Eduardo Sciarra. Ele saudou a eleição de Moreira Mendes “em uma disputa democrática na bancada” e fez um rápido balanço da atuação do PSD na Câmara dos Deputados em 2013, agradecendo pelo apoio que recebeu, durante seu mandato, dos colegas deputados e da direção nacional do partido: “Você, Moreira, pode contar com o apoio de todos nós no ano que vem, assim como eu tive esse apoio este ano”, concluiu Sciarra.

O novo líder recebeu o microfone em seguida para agradecer aos colegas por sua escolha: “Talvez nós sejamos o único partido em que todos os deputados são líderes. E eu tenho certeza de que vou contar com esses líderes durante 2014, que será um ano especial, de eleições, e muito difícil para qualquer líder da bancada”.

Deputado pelo Estado de Rondônia, Moreira Mendes agradeceu, elogiou os que disputaram a liderança com ele e fez uma referência especial ao presidente do partido: “Kassab sempre soube conduzir o PSD, mesmo em seus momentos mais difíceis. Só mesmo uma liderança como essa nos levaria ao porto seguro a que chegamos, como um dos maiores partidos do Brasil”.

Os deputados Sciarra e Edson Pimenta, Kassab, o deputado Geraldo Thadeu, Alda, Moreira Mendes, Afif e o deputado Hugo Napoleão.

O novo líder é agropecuarista e advogado. Está em seu segundo mandato como deputado federal e é membro de diversas comissões permanentes da Câmara, entre elas a Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural. Defensor do agronegócio, Moreira Mendes é também membro da Frente Parlamentar da Agropecuária.

Em seguida, Eduardo Sciarra retomou a palavra para saudar o PSD Mulher e sua coordenadora nacional, Alda Marco Antônio, militante de causas femininas e sociais com longa experiência na administração pública. Alda já foi presidente do Conselho Estadual da Condição Feminina de São Paulo e teve atuação importante na criação, em 1983, da primeira delegacia brasileira de Defesa da Mulher. Foi secretária estadual do Trabalho (1986–87) durante o governo Franco Montoro, e secretária do Menor (1987–92) nos governos Quércia e Fleury. Em 1992, convidada pelo presidente da República Itamar Franco, dirigiu a Funabem – Fundação Centro Brasileiro para a Infância e Adolescência. Foi também secretária municipal de Assistência Social da Prefeitura de São Paulo e vice-prefeita da cidade.

Alda agradeceu a Sciarra e foi bastante direta em sua manifestação: pediu logo aos dirigentes estaduais do PSD que abram caminho para a filiação das mulheres, não apenas para cumprir a exigência legal de participação feminina, mas principalmente para fortalecer o partido com a força e a criatividade da mulher. E completou com uma ameaça bem humorada – e muito aplaudida: “Os homens que se cuidem, porque as mulheres vão tomar a direção do PSD!”

O orador seguinte foi o ministro Guilherme Afif, presidente da Fundação Espaço Democrático do PSD, que se referiu à eleição do novo líder da bancada com um elogio à unidade do partido após a disputa dentro da bancada: “Estamos aqui para celebrar a união. Quem disputa nunca perde”.

Em seguida, saudou o presidente Kassab (“este incansável costurador”) e falou da primeira eleição estadual e nacional que o PSD vai enfrentar em 2014: “Este ano será a hora da verdade, da confirmação nas urnas das bases políticas que conquistamos com a criação do PSD. Lideranças nós temos para isso!”

Usando uma imagem própria de sua história de defensor do empreendedorismo, Afif comentou a criação do partido há pouco mais de dois anos: “O PSD tem a marca do empreendedor, que é aquele que não tem medo de assumir riscos. O PSD foi assim para chegar ao que é hoje”. E concluiu anunciando para o início de 2014 os cursos de formação política do Espaço Democrático.

Foi, então, a vez da palavra do presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab. Ele cumprimentou os deputados que disputaram o cargo de líder da bancada, agradeceu a todos os deputados federais pela atuação na Câmara em 2013, saudou o trabalho de Alda Marco Antônio na coordenação do PSD Mulher e ressaltou a importância das eleições de 2014 para o fortalecimento e consolidação do partido no Brasil:

“Com a força e o empenho de todos nós em 2014, teremos em 2015 uma grande safra de lideranças do nosso partido no Congresso e nos Executivos, todos eleitos – agora sim – pela legenda do PSD e legitimados pelo voto popular”, disse Kassab.