O prefeito Mario Botion
Redação Scriptum com site Notícia de Limeira
Para reforçar o combate à criminalidade em Limeira — município de 310 mil habitantes do interior do Estado de São Paulo — a gestão do prefeito Mario Botion (PSD) iniciou um projeto de videomonitoramento no Jardim Marajoara. A prefeitura instalou no bairro seis câmeras inteligentes, equipamentos capazes de realizar a leitura de placas e identificar pessoas e objetos. As imagens são enviadas para o Centro de Operações Integradas (Copi), da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Civil, que é operado pela Guarda Civil Municipal.
O projeto é realizado em parceria com a Associação dos Moradores do Jardim Marajoara e empreendedores locais, que forneceram os equipamentos. “A alta tecnologia e a inteligência artificial estão fazendo um trabalho importante para a melhoria da segurança no bairro. Estamos desenvolvendo um grande projeto de monitoramento para toda a cidade. Monitoraremos os corredores comerciais principais, as entradas e saídas do nosso município, as rotatórias de alto fluxo e também os próprios públicos, como as unidades básicas de saúde, as escolas e centros comunitários”, afirma Botion. Ainda segundo o prefeito, o programa contará com “mais de 1.200 câmeras de alta tecnologia” e, além de garantir mais segurança para a população, vai coibir a ação de vândalos em equipamentos públicos.
Câmera instalada no Jardim Marajoara
Em junho, a prefeitura implantou um sistema de videomonitoramento com inteligência artificial no Terminal Urbano de Limeira. O equipamento opera como central de atendimento remoto, podendo ser acionado por qualquer usuário em caso de emergência. De acordo com a Sancetur, empresa concessionária do serviço de transporte coletivo, o terminal recebe até 12 mil pessoas nos dias úteis.