Loading

Pesquisar

Reconhecimento

Louveira (SP) é destaque em ranking de saúde

Município administrado pelo prefeito Estanislau Steck (PSD) tem a maior média nacional de profissionais contratados pelo SUS. Informação consta em levantamento realizado pelo Instituto Aquila

25 de set de 2023

Estanislau Steck: “O foco de contratar mais profissionais foi gerar aumento de consultas, exames e cirurgias realizadas no município”.

Redação Scriptum com Prefeitura de Louveira

Governado pelo prefeito Estanislau Steck (PSD), o município de Louveira, no interior do Estado de São Paulo, registrou, proporcionalmente, o maior número de profissionais de saúde contratados pelo SUS entre as cidades brasileiras avaliadas pelo Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA), levantamento realizado pelo Instituto Aquila. Com população estimada pelo IBGE em 51 mil moradores, a cidade teve média de 23,60 profissionais por mil habitantes. Mais informações podem ser conferidas aqui.

O resultado é superior às médias nacional (18.55), da região Sudeste (19.69), do Estado de São Paulo (19.48) e dos demais municípios que compõem a Microrregião de Jundiaí (15.87): Itupeva, Jundiaí, Várzea Paulista e Campo Limpo Paulista. Na categoria Saúde e Bem-estar, Louveira conquistou o primeiro lugar no ranking entre as cidades da Região Metropolitana de Jundiaí. “O destaque neste indicador é resultado do investimento em profissionais de saúde para atender os moradores de Louveira. O foco de contratar mais profissionais foi gerar aumento de consultas, exames e cirurgias realizadas no município”, afirma Steck.

O prefeito elenca outras ações que garantiram melhorias no atendimento médico oferecido à população. “Inauguramos o Centro de Referência do Autismo, implementamos o Programa Rede Hospitalar Louveira, com um novo hospital em Santo Antônio, e apoiamos gestantes e puérperas, por meio do Programa Mãe Louveirense. Oferecemos reabilitação social para pacientes de saúde mental, com a Casa das Oficinas Acalanto, e auxiliamos mães com dificuldades na amamentação, através do Ambulatório Mamãe Aconchego. Tudo isso só é possível graças à quantidade de profissionais e ao alto nível de capacitação de cada um.”

O Instituto Aquila presta consultoria para gestores de empresas no Brasil e em países como Portugal, Suíça, Colômbia e Austrália. O IGMA reúne dados públicos das 5.568 cidades brasileiras e contempla 67 indicadores, distribuídos nos seguintes pilares: Governança, Eficiência Fiscal e Transparência, Educação, Saúde e Bem-estar, Infraestrutura e Mobilidade Urbana, Sustentabilidade e Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública.

O número de profissionais do SUS por mil habitantes é um dos indicadores do pilar Bem-estar, que também avalia a cobertura da rede de Atenção Primária, a cobertura vacinal, entre outros serviços do setor de saúde.

Informações Partidárias

Notícias