Loading

Pesquisar

CÂMARA

Mais moradias para idosos no Minha Casa, Minha Vida

‌Por recomendação do deputado Castro Neto (PSD-PI), comissão aprova projeto que aumenta de 3% para 5% o percentual de moradias para as pessoas idosas no programa habitacional do governo

05 de dez de 2023

O deputado Castro Neto: “É preciso que as políticas públicas avancem na mesma velocidade do envelhecimento da população”

Edição Scriptum com assessoria de comunicação do deputado

Projeto que aumenta de 3% para 5% o percentual de moradias para as pessoas idosas no programa Minha Casa, Minha Vida foi aprovado na Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Câmara por recomendação do deputado Castro Neto (PSD-PI).

Segundo o parlamentar, que foi o relator da matéria, a proposta é “extremamente importante” para dar dignidade aos idosos, que já são 32 milhões de brasileiros, ou seja, quase 16% da população.

O parlamentar do PSD do Piauí citou dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) segundo os quais, em 2050, o Brasil vai ser a sexta população mais idosa do mundo. “Precisamos cuidar dos nossos idosos de hoje e preparar o País para que todos possam envelhecer com dignidade, segurança e qualidade de vida. Para isso, é preciso que as políticas públicas avancem na mesma velocidade do envelhecimento da população”, afirmou Castro Neto.

Em seu relatório, o parlamentar também ressaltou o grande número de idosos que são responsáveis pela manutenção da família, incluindo as despesas com moradia. No entanto, segundo ele, a população com mais de 65 anos costuma ser preterida em financiamentos habitacionais.

“Se, por um lado, tem cada vez mais recaído sobre a pessoa idosa a responsabilidade de arcar com as despesas de toda a família, por outro, o acesso a financiamentos para aquisição da casa própria e até os contratos de aluguel para os idosos são dificultados por causa da idade, e isso precisa mudar”, alertou o deputado.

O projeto segue agora para análise da Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família.

Informações Partidárias

Notícias