24 de jun de 2026
· Cristina Wiazowski, Mongaguá

A prefeita Cristina Wiazowski: “Notas comprovam que estamos gerindo os recursos com o máximo de responsabilidade e, acima de tudo, garantindo total transparência”
Edição Scriptum com Prefeitura de Mongaguá
A gestão da prefeita de Mongaguá, Cristina Wiazowski (PSD), conquistou nota A em qualidade contábil no estudo realizado pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN), órgão vinculado ao Ministério da Fazenda. Essa é a primeira vez que o município de 64 mil habitantes da Baixada Santista, no litoral Sul de São Paulo, recebe essa avaliação. Além disso, a cidade obteve a segunda colocação na região, ficando atrás apenas de Bertioga. A avaliação considerou os dados do exercício financeiro de 2025, que foram enviados pela prefeitura ao Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi).
Durante a análise feita pelo STN, os dados informados passaram por cerca de 200 verificações. O órgão checou informações referentes ao Relatório Resumido de Execução Orçamentária (RREO), ao Relatório de Gestão Fiscal (RGF), à Declaração de Contas Anual (DCA) e à Matriz de Saldos Contábeis (MSC).
A Secretaria do Tesouro Nacional também atribuiu à cidade, pela primeira vez, a nota B no quesito Capacidade de Pagamento (CAPAG), indicador que atesta a saúde financeira e o equilíbrio das contas públicas a partir da análise de critérios como o endividamento e a liquidez da administração. Com a melhoria na avaliação, o município eleva sua credibilidade institucional perante os órgãos de controle e se qualifica para a captação de recursos e a realização de convênios nas esferas estadual e federal.
Para a prefeita Cristina, esses resultados são o reflexo de um trabalho contínuo de reorganização administrativa e do respeito ao dinheiro público. “Alcançar a Nota A e a vice-liderança na Baixada Santista em qualidade contábil, além da Nota B na CAPAG, é uma vitória histórica para Mongaguá. Mais que indicadores técnicos, essas notas comprovam que estamos gerindo os recursos com o máximo de responsabilidade e, acima de tudo, garantindo total transparência para os nossos munícipes. É a prova de que a cidade está no rumo certo, construindo bases sólidas para ampliar investimentos na saúde, na educação e na infraestrutura”, afirma a gestora.