O senador Nelsinh Trad demonstrou preocupação com a retomada das festividades.
Redação Scriptum com Agência Senado
O senador Nelsinho Trad (PSD-MS) apresentou requerimento para que haja um debate com especialistas, autoridades do setor de saúde e gestores municipais e estaduais sobre as medidas necessárias para a realização do Carnaval de 2022. Em razão do surgimento da Ômicron, nova variante do coronavírus, o parlamentar demonstrou preocupação com a retomada das festividades. “Elenquei aqui não com a intenção de ter um juízo formado antes do debate, mas para que a gente possa formar um juízo diante de especialistas, que haverão de elucidar quais são os limites e as providências que devem ser oportunizadas para a realização de um evento dessa magnitude”, afirmou Trad em discurso proferido no Senado na terça-feira (30).
Ainda de acordo com o senador, “se porventura ocorrer a volta dessa terrível doença, ninguém vai poder dizer que a gente não alertou aqui para que pudesse haver os cuidados necessários para evitar tamanho mal”. Para o debate serão convidados representantes do Ministério da Saúde; da Fiocruz; da Anvisa; do Consórcio Nordeste; e da Sociedade Brasileira de Infectologia.
O evento deverá contar, ainda, com a participação de médicos sanitaristas; representantes da Secretaria Extraordinária de Combate à Covid; e membros de secretarias municipais de Saúde de capitais brasileiras que têm o Carnaval entre as principais festas de seus calendários de eventos, como Rio de Janeiro e Salvador.