Loading

Pesquisar

EXTERIOR

Novos integrantes do Parlasul tomam posse no Uruguai

Presidida pelo senador Nelsinho Trad (PSD-MS), a delegação brasileira no Parlamento do Mercosul inclui o senador Sergio Petecão (PSD-AC) e os deputados Luciano Azevedo (PSD-RS) e Paulo Litro (PSD-PR)

19 de dez de 2023

O senador Nelsinho Trad, presidente da Unasul

Edição Scriptum com Agência Senado

Presidida pelo senador Nelsinho Trad (PSD-MS), a delegação brasileira no Parlamento do Mercosul (Parlasul) tomou posse em cerimônia realizada em Montevidéu na segunda-feira (18). O grupo é formado por 37 parlamentares brasileiros, a exemplo do senador Sergio Petecão (PSD-AC) e dos deputados Luciano Azevedo (PSD-RS) e Paulo Litro (PSD-PR).

No total, mais de 100 congressistas integram o Parlasul, somando representantes da Argentina, do Uruguai, do Paraguai e da Bolívia. O Parlamento do Mercosul tem sede em Montevidéu e funciona desde maio de 2007 com reuniões pelo menos uma vez a cada mês. O presidente da delegação brasileira, Nelsinho Trad, foi eleito em setembro para novo mandato de dois anos no cargo.

O Parlasul tem a responsabilidade de debater questões diplomáticas e assuntos relativos à agricultura, comércio e indústria. Outra atribuição do colegiado é a integração entre os países do bloco e a intermediação de demandas dos setores empresariais e da sociedade civil feita pelos parlamentares.

Durante a cerimônia, o senador boliviano Adolfo Mendoza comemorou a recente aprovação, pelo Parlamento brasileiro, da adesão da Bolívia como membro pleno do Mercosul. “Isso mostra o valor da diplomacia parlamentar para apostar na integração. Merece reconhecimento o trabalho do Parlasul e o compromisso da bancada brasileira do grupo”, afirmou.

O Protocolo de Adesão da Bolívia ao Mercosul, instituído pelo Projeto de Decreto Legislativo 380/2023, foi aprovado pelo Senado em novembro, após quase oito anos desde sua assinatura pelos presidentes dos países membros do bloco.

Informações Partidárias

Notícias