Loading

Pesquisar

ATUAÇÃO

Parlamentares do PSD se destacam na elite do Congresso

Levantamento da consultoria Arko Advice mostra aumento significativo de representantes do partido na relação das principais lideranças do Congresso Nacional. O partido está na segunda posição no ranking

27 de set de 2021

PSD teve 13 representantes selecionados pelo levantamento, entre deputados e senadores – levando a legenda à segunda posição no ranking geral. Foto:Antônio Cruz

Os representantes do PSD no Congresso vêm tendo presença cada vez maior entre as lideranças do Poder Legislativo. É o que mostra o levantamento Elite Parlamentar, elaborado pela consultoria Arko Advice, que na edição de 2021 aponta crescimento significativo da participação de pessedistas – com 13 representantes selecionados, entre deputados e senadores – levando a legenda à segunda posição no ranking geral.

A lista é feita desde 1998 e define quem são os parlamentares mais influentes da Câmara dos Deputados e do Senado Federal e que atuam decisivamente sobre o andamento dos trabalhos e da agenda legislativa. É formada por 124 parlamentares, sendo 89 deputados federais e 35 senadores. Desses, 79 parlamentares são classificados como lideranças formais e 45 como informais.

Lideranças

Segundo a Arko Advice, a metodologia diferencia as lideranças formais das informais. As lideranças formais são aquelas previstas na estrutura do Parlamento, que influencia a decisão sobre a agenda legislativa – sejam lideranças partidárias com peso político, ou parlamentares que presidem e relatam projetos nas comissões em que tramitam as principais matérias no Congresso.

Da bancada PSD na Câmara dos Deputados, como líderes formais, destacam-se o líder do partido, Antonio Brito (BA), e o líder da Maioria, deputado Diego Andrade (MG). Além deles, constam o presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Otto Alencar Filho (BA), e o relator da Lei Orçamentária Anual, deputado Hugo Leal (RJ), qualificados também de articuladores.

Qualificações

Já pela definição de lideranças informais, a consultoria define que são os líderes não-constituídos formalmente, mas que possuem qualificações pessoais ou decorrentes da representação de interesses de outros líderes, grupos políticos ou demais expressões de poder da sociedade.

Nesta categoria, foram selecionados os pessedetistas Cezinha de Madureira (SP), líder setorial como presidente da Frente Parlamentar Evangélica; Domingos Neto (CE) e Marco Bertaiolli (SP), como articuladores; e Fábio Trad (MS), como especialista jurídico e debatedor.

Informações Partidárias

Notícias