CÂMARA

Plenário aprova criação do Dia Nacional do Rosário da Virgem Maria

Projeto de lei 4943/2023, que tem como relator o deputado Luiz Gastão (PSD-CE), propõe celebração anual no dia 7 de outubro

30 de out de 2023

O deputado Luiz Gastão: “Data permite aos cidadãos celebrar e fortalecer sua fé de maneira oficial e unificada”

Redação Scriptum com site da liderança do PSD na Câmara

Por unanimidade, a Câmara Federal aprovou o parecer favorável do deputado Luiz Gastão (PSD-CE), relator do projeto de lei 4943/2023, que estabelece o dia 7 de outubro como Dia Nacional do Rosário da Virgem Maria. A matéria ainda vai para a análise do Senado Federal. Gastão destacou a importância religiosa e cultural do rosário para o povo brasileiro. “Por séculos, ele (o rosário) tem sido um símbolo de fé, esperança e proteção para os crentes, proporcionando conforto espiritual e orientação em momentos de adversidade. A instituição do Dia Nacional do Rosário da Virgem Maria reconhece e valoriza essa tradição, permitindo que os cidadãos possam celebrar e fortalecer sua fé de maneira oficial e unificada”, afirma o parlamentar.

A data foi escolhida por lembrar o dia em que a igreja católica celebra Nossa Senhora do Rosário. Conforme consta nos relatos de fé, ela apareceu a São Domingos de Gusmão em 1208, na França, quando entregou a ele um rosário.

Luiz Gastão também ressalta que, atualmente, há diversos grupos virtuais de oração. O parlamentar cita como exemplos o paulista Frei Gilson e o Instituto Hesed, fundado pela freira e cantora Kelly Patrícia. Juntos, os religiosos já reuniram cerca de 100 mil pessoas em lives para orações nas redes sociais.