Loading

Pesquisar

CÂMARA

Presidente sanciona lei que cria o Dia do Rosário

Relatado pelo deputado Luiz Gastão (PSD-CE), o projeto para a instituição do dia 7 de outubro como o Dia Nacional do Rosário da Virgem Maria foi sancionado pelo presidente da República em exercício

06 de dez de 2023

Rosário da Virgem Maria: segundo a fé católica, em 7 de outubro de 1212, Maria, mãe de Jesus, teria feito uma aparição na França

Edição Scriptum com assessoria de comunicação do deputado

Relatado pelo deputado Luiz Gastão (PSD-CE) na Câmara, o projeto para a instituição do dia 7 de outubro como o Dia Nacional do Rosário da Virgem Maria foi sancionado na terça-feira (5) pelo presidente em exercício, Geraldo Alckmin. A proposta foi aprovada na Câmara e no Senado por unanimidade.

Segundo Gastão, o Rosário “tem sido um símbolo de fé, esperança e proteção para os crentes, proporcionando conforto espiritual e orientação em momentos de adversidade”. O texto teve origem em projeto de autoria da deputada Simone Marqueto (MDB-SP).

A data escolhida é a mesma em que a Igreja Católica celebra o Dia de Nossa Senhora do Rosário. Segundo a fé católica, em 7 de outubro de 1212, Maria, mãe de Jesus, teria feito uma aparição na França. Naquele momento, teria entregue um rosário, também conhecido como terço, a São Domingos de Gusmão.

“A reza do Rosário consiste na contemplação da vida de Jesus em quatro momentos, chamados ‘Mistérios’. São eles: os Mistérios Gozosos, Luminosos, Dolorosos e Gloriosos. A reflexão é feita durante a oração das diversas fases de Jesus em sua vida na Terra”, explicou Luiz Gastão.

‌Devoção

O deputado explica que a devoção ao Santo Rosário se confunde com a devoção que o povo brasileiro tem à Virgem Maria. ‌“A descoberta de Nossa Senhora Aparecida nas águas do Rio Paraíba e a consagração do País feita pela Princesa Isabel a esta nomeação de Maria é uma das marcas da cultura que encontra aos pés da Mãe de Deus as graças para seguir na caminhada desta vida”, afirmou.

‌Luiz Gastão também lembrou que, atualmente, diversos grupos de oração do Rosário são organizados virtualmente. Ele cita o caso do Frei Gilson, religioso paulista de 36 anos, e do Instituto Hesed, fundado pela freira cantora Kelly Patrícia. Juntos, eles já reuniram mais de 100 mil pessoas em lives (transmissões ao vivo pelas redes sociais) de oração.‌

Informações Partidárias

Notícias