Rio Claro (SP)

Programa vai atender alunos com diabetes

Inédito na cidade, projeto do prefeito Gustavo Perissinotto (PSD) vai oferecer ambulatório e atendimento especializado para estudantes da rede municipal de ensino

29 de set de 2023

Perissinotto (de camiseta preta) em reunião com representantes da Fundação de Saúde

Redação Scriptum com Prefeitura de Rio Claro

Preocupado com a saúde e o bem-estar dos estudantes da rede municipal de Rio Claro, no interior do Estado de São Paulo, o prefeito Gustavo Perissinotto (PSD) anunciou a criação de um programa voltado às crianças que têm diabetes. Inédito na cidade, o projeto vai incluir a implantação de um ambulatório no Centro de Especialidades e Apoio Diagnóstico (Cead). A equipe do projeto será composta por endocrinologista, farmacêutico, nutricionista e enfermeiro. “Esse é um atendimento que não está disponível no SUS e que a prefeitura implanta no município com recursos próprios, para garantir o atendimento dessas crianças”, afirma o prefeito. Ainda segundo Perissinotto, o programa tem como objetivo dar tranquilidade às famílias e evitar que a doença interfira no aproveitamento escolar.

O projeto vai oferecer insulina e aparelhos para a medição dos níveis glicêmicos dos alunos, que serão atendidos periodicamente. A inciativa é resultado de uma parceria firmada entre a Secretaria Municipal de Educação e a Fundação Municipal de Saúde.

A prefeitura também já capacitou 60 profissionais do setor educacional para que saibam aplicar a insulina nos estudantes, caso seja necessário, e não precisem dispensar as crianças das aulas. “Os cuidados nos primeiros cinco anos são fundamentais para a qualidade de vida dos pacientes. O controle do diabetes neste período é fator importante para evitarmos complicações na vida adulta”, afirma o presidente da Fundação de Saúde, Marco Aurélio Mestrinel.