Redação Scriptum com Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Itapira
Para reforçar o combate à criminalidade em Itapira, a gestão do prefeito Toninho Bellini (PSD) investe no projeto Muralha Digital, que permitirá o videomonitoramento em locais estratégicos do município do interior do Estado de São Paulo, com população estimada pelo IBGE em 75 mil habitantes. Orçado em 960 mil, o programa contará com um total de 33 câmeras, que vão funcionar 24 horas por dia.
Os equipamentos vão auxiliar na identificação de veículos suspeitos, por meio da leitura de placas, e na verificação de ocorrências criminais. “Em breve, todas as câmeras estarão instaladas e o sistema poderá entrar em pleno funcionamento. É um grande investimento em segurança pública e uma ferramenta que fará toda a diferença no dia a dia de todas as forças policiais da nossa cidade”, destaca o prefeito. Na última quarta-feira (31), Bellini acompanhou a instalação das câmeras no portal da cidade, ao lado do vice-prefeito de Itapira, Mário da Fonseca.
Os servidores municipais que irão operar a Central de Monitoramento da Muralha já passaram por treinamento no mês passado. O grupo é formado por quatro civis e dez guardas municipais, que receberam orientações da empresa Sentry, vencedora do processo de licitação promovido pela prefeitura.