Loading

Pesquisar

SEGURANÇA

São José dos Campos (SP) mantém queda na criminalidade

Trabalho realizado pelas gestões do PSD permitiu a redução dos índices de roubos e furtos de veículos no município do interior do Estado de São Paulo

27 de set de 2023

CSI tem papel importante na queda dos indicadores de criminalidade

Redação Scriptum com Prefeitura de São José dos Campos

Os indicadores criminais continuam em queda em São José dos Campos, município do interior do Estado de São Paulo administrado pelo prefeito Anderson Farias (PSD). Dados divulgados pelo governo estadual na segunda-feira (25) registraram mais uma diminuição nos números de roubos e furtos de veículos. Em agosto, a maior cidade da Região Metropolitana do Vale do Paraíba, com população estimada pelo IBGE em 697 mil habitantes, teve apenas oito casos de roubos de automóveis. No mês de julho, foram 12 ocorrências. Em agosto de 2022, a cidade teve 19 casos. Diariamente, São José dos Campos tem um fluxo de cerca de um milhão de carros.

Na comparação com 2016, quando a cidade ainda não era governada pelo PSD, a redução nos roubos de veículos chega a 81,4%, considerando os oito primeiros meses de cada ano (554 casos ante 103). Em agosto deste ano, esse tipo de crime teve queda de 28,9% em relação a julho, de 135 para 96 ocorrências.

Desde 2017, a cidade é administrada pelo partido. Antes de Anderson Farias assumir o cargo, em abril de 2022, o município foi governado por Felicio Ramuth, atual vice-governador do Estado. Entre as principais iniciativas realizadas pela prefeitura para o combate à criminalidade estão o programa São José Unida e a implantação do Centro de Segurança e Inteligência (CSI).

O centro monitora a cidade 24 horas por dia, com câmeras que permitem o reconhecimento facial e a leitura de placas. A tecnologia possibilita que as forças de segurança recuperem 50% dos veículos roubados em São José dos Campos.

Informações Partidárias

Notícias