ESTADOS

Senador mineiro defende fortalecimento dos municípios

Ao participar de Congresso Mineiro de Municípios, o senador Alexandre Silveira, presidente do PSD-MG, diz que “fortalecer as cidades representa respeito ao pacto federativo”

02 de jun de 2022

O senador Alexandre Silveira: “Fortalecer as cidades representa respeito ao pacto federativo”

Redação Scriptum com site do PSD-MG

Não há como se fazer política pública que não seja através do fortalecimento dos municípios. A afirmação é do presidente do PSD de Minas Gerais, senador Alexandre Silveira, que participou, na quarta-feira (1), em Belo Horizonte, da abertura do 37º Congresso Mineiro de Municípios, organizado pela Associação Mineira de Municípios (AMM).

O senador conversou com prefeitos, visitou os estandes de associações e entidades regionais e destacou a importância da defesa do municipalismo. Segundo ele, “é na cidade que a vida das pessoas acontece. Não há como se fazer política pública, chegando na ponta para atender a necessidade das pessoas, que não seja através do fortalecimento dos municípios. Nós, congressistas, devemos estar atentos às necessidades dos municípios, pois fortalecer as cidades representa respeito ao pacto federativo”.

Silveira lembrou ainda que “devemos confiar nos administradores municipais, que estão perfeitamente aptos e capacitados a gerir e solucionar as questões que permanentemente se apresentam, dando visibilidade e importância às prefeituras de todo o Brasil, que estendem suas ações também ao campo das políticas sociais e programas dirigidos ao desenvolvimento local”.

O senador mineiro também ressaltou que um dos principais desafios que o país enfrenta atualmente está relacionado à economia, com a alta da inflação e o preço dos combustíveis. Segundo ele, é possível reformular a política de preços da Petrobras devido aos altos índices de lucros da empresa.

“A questão da alta dos preços dos combustíveis precisa ser enfrentada com seriedade. Mas nós não podemos colocar novamente essa conta no colo dos prefeitos. Não são vocês os culpados pela alta do diesel, da gasolina e do gás de cozinha. A Petrobras e o Governo Federal precisam assumir suas responsabilidades e resolver esse problema sem penalizar nossos municípios”, destacou o senador.

O presidente da AMM, Julvan Lacerda, ressaltou o papel de Alexandre Silveira na causa municipalista. “O senador vem representando bem Minas Gerais e abrindo as portas para os prefeitos para atender algumas demandas que nós temos, e auxiliar os demais senadores nas transformações que precisam ser feitas na legislação para melhorar esta relação federativa, nas transformações que precisam ser feitas na relação institucional para que Minas Gerais seja vista. Pessoas com comprometimento com as nossas causas são muito importantes de estarem em Brasília, e o Alexandre é uma dessas pessoas, mostra isto estando aqui hoje presente no nosso evento. Contamos contigo para que seja um defensor desta nossa bandeira. Nós precisamos de mais pessoas no Parlamento federal que tenha comprometimento com a bandeira do municipalismo”, destacou Julvan Lacerda.

O prefeito de Coronel Fabriciano, Dr. Marcos Vinícius, eleito presidente da AMM e que toma posse nesta semana, também reforçou o trabalho de Alexandre Silveira em importantes avanços para Minas Gerais, como a instalação do Tribunal Regional Federal (TRF-6) em Minas Gerais e a inclusão de 81 municípios mineiros na área da Sudene.

“Nosso senador foi quem abriu as portas do Senado para os prefeitos de Minas Gerais, que até então a gente nem conhecia o Senado. E foi através do Alexandre que a gente teve este primeiro contato, o que mostra o espírito do municipalismo que o Alexandre carrega com ele. É muito importante todo o trabalho que fez”, afirmou.