O prefeito Caio Aoqui: participação no projeto estadual possibilitou a instalação de câmeras em todas as entradas da cidade
Redação Scriptum com Prefeitura de Tupã
O prefeito de Tupã, Caio Aoqui (PSD), formalizou nesta terça-feira (8) a adesão da cidade de 63 mil habitantes do interior do Estado de São Paulo ao Sistema Detecta, em evento promovido no Teatro Municipal José Antônio Parra Gomes. Coordenado pela secretaria estadual de Segurança Pública, o projeto de videomonitoramento permite o compartilhamento de imagens e informações entre as forças de segurança, fortalecendo o combate à criminalidade.
O evento reuniu membros das polícias militar, civil, federal, rodoviária, ambiental e do corpo de bombeiros, além de vereadores e secretários municipais. “Tupã conta com mais de mil câmeras de monitoramento. Desde que assumimos a administração, ampliamos a capacidade de gerenciamento por vídeo do tráfego nas vias, do fluxo de pessoas nas escolas e nos espaços que demandam maior atenção dos agentes competentes”, destacou o prefeito.
Ainda segundo Aoqui, a participação no projeto estadual possibilitou a instalação de câmeras em todas as entradas da cidade. “Passamos a integrar a Muralha Paulista, rede de vigilância proposta pelo secretário de Segurança Pública, Guilherme Derrite. Ou seja, em Tupã, o crime não vai ter vez”, garantiu o prefeito.
A tecnologia utilizada pelo sistema permite a identificação de veículos furtados, roubados ou utilizados em ação criminosa, assim como dos motoristas com mandado de prisão. “O Detecta está disponível para as polícias há algum tempo e agora as imagens do sistema de segurança captadas aqui na cidade alimentarão um banco de dados, criando uma muralha tupãense. O fato de o poder público se empenhar em trazer esse tipo de recurso para o município demonstra efetivo comprometimento com a sociedade”, ressaltou Milena Davoli de Melo, delegada titular da Delegacia de Investigações Gerais de Tupã (DIG).
Os pontos estratégicos interligados ao Sistema Detecta no município são os trevos Doutor Ivo Pinto Paredes, Doutor Jamil Dualibi, Ramon Barrionuevo e o do Terceiro Distrito Industrial Eizi Hirano. Além disso, fazem parte do projeto a estrada vicinal Antonio Lovato, a rodovia Tupã/Queiroz e a estrada Marechal do Ar Eduardo Gomes.