Loading

Pesquisar

Congresso

Vanderlan cobra ajuda do governo federal para pecuária leiteira

Senador do PSD destacou a crise no setor e pediu medidas urgentes para a redução das importações de leite

20 de out de 2023

O senador Vanderlan Cardoso pediu que o governo federal adote medidas urgentes para a redução das importações de leite de países vizinhos

Redação Scriptum com Agência Senado

Em pronunciamento realizado no plenário do Senado na quarta-feira (18), o senador Vanderlan Cardoso, do PSD de Goiás, informou ter recebido uma carta do Sindicato Rural de Goiânia com alerta sobre a crise na cadeia produtiva de leite. O parlamentar destacou que os produtores estão recebendo um valor abaixo do custo de produção e que, em breve, não conseguirão continuar suas atividades, acarretando um grande prejuízo para toda a cadeia produtiva. “Os produtores de leite relatam que vêm recebendo informações da imprensa especializada na atividade leiteira de que o motivo desse preço abaixo do custo é a grande quantidade de leite em pó e derivados que está entrando no nosso país via importação de países que fazem parte do Mercosul”, disse Vanderlan.
Segundo o parlamentar, os decretos editados em 2022 permitiram “um aumento desenfreado da importação de leite e seus derivados, gerando neste ano uma situação emergencial na cadeia produtiva.”

Vanderlan também citou dados do Ministério do Desenvolvimento que mostram aumento de cerca de 70% no valor das importações de leite entre janeiro e setembro de 2023, o que representa um salto de US$ 478 milhões para US$ 801 milhões em comparação ao mesmo período do ano passado.

O parlamentar pediu, ainda, que o governo federal adote medidas urgentes para a redução das importações de leite de países vizinhos. “É preciso a publicação do decreto que altera a regra dos benefícios tributários concedidos a laticínios, agroindústrias e cooperativas que participam do programa Mais Leite Saudável, do Ministério da Agricultura, e adeque os incentivos fiscais para os lácteos que vêm de fora do Brasil, criando igualdade de condições para o produtor nacional.”

Informações Partidárias

Notícias