Após tragédia, Itaoca busca reestruturação

Prefeito Rafael Camargo (PSD) teve que superar grandes dificuldades depois que uma tempestade devastou município da região sul de São Paulo

30/05/2016

FacebookWhatsAppTwitter

Rafael Camargo: Municípios estão à beira de um colapso financeiro.Mesmo com muitos contratempos, a gestão do prefeito Rafael Camargo (PSD) conseguiu implantar melhorias em importantes setores de Itaoca, município do interior paulista com 3,5 mil habitantes. Em janeiro de 2014, uma tromba d’água arrasou a cidade, deixando 27 pessoas mortas, mais de 300 desabrigados, danificando muitas casas e causando a destruição de várias pontes e ruas. Com isso, a atual gestão teve que deixar parte dos planos de lado e redirecionar o foco para diminuir os danos causados pela chuva. “O principal desafio da minha gestão com certeza foi administrar a falta de recursos, somado a transferência de responsabilidade sem apoio financeiro para custeio das mesmas. Contudo, foi possível solucionar parte dos problemas”, explica o chefe do executivo.

Com formação técnica em agropecuária e cursando administração, Rafael Camargo foi funcionário público estadual (Técnico da Defesa Agropecuária), exerceu três mandatos como vereador e também presidiu a Câmara Municipal antes de se eleger prefeito. Dificuldades à parte, ele considera que as melhorias habitacionais que estão sendo implantadas no município serão o principal legado de sua gestão.

“Conseguimos com toda essa dificuldade fazer o maior projeto de habitação do município desde sua criação, em 1991. Com recursos do governo federal, estadual e também do governo municipal, a expectativa é de que ainda neste ano 172 habitações sejam entregues, beneficiando cerca de 700 pessoas, aproximadamente 20% da população”, explica. A obras irão reduzir a demanda por moradia, contudo ainda carecem de recursos provenientes do governo estadual para que sejam concluídas.

Outro investimento realizado pela Prefeitura foi a oferta de cursos profissionalizantes nas funções de carpinteiro, pedreiro, azulejista, cabeleireiro, manicure, encanador, auxiliar administrativo e costura, entre outros. “Os cursos oferecidos à população já formaram mais de 500 alunos, gerando mão-de obra qualificada, aumento de renda e de oferta de serviços no município”, comenta Rafael. Além disso, outros marcos foram a inauguração de uma nova sede prefeitura, de uma escola municipal, de um centro de convivência de idosos e a renovação da frota na área de saúde.

Contudo, alguns problemas ainda persistem e Rafael justifica que a demora dos governos estadual e federal na liberação dos subsídios necessários impedem a completa recuperação das ruas do município, que ainda permanecem danificadas pelas chuvas de 2014.

A escassez de recursos repassados aos municípios, segundo Rafael, dificulta a vida dos prefeitos. “Penso que a situação atual está à beira de um colapso financeiro, e se isso não for observado pelos nossos deputados, muitos municípios caminham num futuro breve para extinção. Sugiro que nossos deputados sejam, em sua totalidade, municipalistas e votem projetos voltados ao retorno de uma situação financeira mais equilibrada”, conclui.

FacebookWhatsAppTwitter

  0 Comentários

FacebookWhatsAppTwitter