CÂMARA

Audiências regionais discutirão dívida do setor rural

O deputado Evandro Roman (PSD-PR) propõe a elaboração de plano agrícola e pecuário com diretrizes previsíveis e planejamento mínimo de três anos, a exemplo do que ocorre em outros países

28/02/2018

FacebookWhatsAppTwitter

Roman participou nesta terça-feira (27) da reunião que definiu o cronograma de audiências públicas regionais para discutir a questão

 

Edição: Scriptum

 

O deputado Evandro Roman, do PSD do Paraná, defende a elaboração de um plano agrícola e pecuário com diretrizes mais previsíveis e com planejamento mínimo de três anos, a exemplo do que ocorre em outros países, como nos Estados Unidos. Conhecida como Farm Bill, a legislação norte-americana tem validade de cinco anos.

Relator-geral da Comissão Externa sobre o Endividamento Agrícola da Câmara, Roman participou nesta terça-feira (27) da reunião que definiu o cronograma de audiências públicas regionais para discutir a questão. O roteiro começa em 26 de março, no Tocantins. Também serão realizadas reuniões de trabalho no Rio Grande do Sul, no Paraná, em Minas Gerais, no Espírito Santo, em Mato Grosso e no Mato Grosso do Sul. Para o parlamentar paranaense, as audiências públicas regionais vão demonstrar a necessidade de revisão das taxas de juros.

O coordenador da comissão, deputado Jerônimo Goergen, disse que a intenção é colher informações atualizadas sobre o volume da dívida agrícola nacional. Além do levantamento detalhado do tamanho do passivo rural, os integrantes da comissão querem uma redefinição da política de juros. “Vamos propor um novo perfil para esta dívida. Nós temos produtores com contratos de 14%, de 8,75%. Mas, na verdade, ninguém consegue pagar uma conta com o juro do tamanho irreal. A ideia é trazermos isso tudo para um único percentual, alongando isso. O que, por si só, já reduz o tamanho dessa dívida”, justificou Goergen.

FacebookWhatsAppTwitter

  0 Comentários

FacebookWhatsAppTwitter