MUNICÍPIOS

Coleta seletiva começa a ser feita em Palhoça (SP)

Prefeito Camilo Martins diz que o trabalho vai ser, gradativamente, desenvolvido em todo o município.

02/01/2019

Durante reunião com secretários e trade turístico, o prefeito Camilo Martins anunciou a implantação da coleta seletiva de lixo

Edição: Scriptum

A Prefeitura de Palhoça, na região metropolitana de Florianópolis, vai iniciar nesta quarta-feira (2) a coleta seletiva de lixo. Os trabalhos começam na Região Sul, palco das principais praias do município, onde a população mais que duplica na temporada de verão. É uma região extremamente sensível do ponto de vista ambiental porque envolve áreas de preservação permanente, inclusive dentro do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro.

O prefeito Camilo Martins, do PSD, disse que a implantação da coleta seletiva de lixo em todo o município será um marco no calendário da preservação ambiental na região. “Vamos começar a coleta seletiva oficialmente na região sul, onde na década de 1990 uma associação deu os primeiros passos para realizar esse importante trabalho. Depois, a coleta será gradativamente estendida para todo o município”, afirmou. Segundo o prefeito, “Palhoça está fazendo a sua parte, facilitando o recolhimento de materiais que podem ser reciclados e evitando que sejam levados para o aterro sanitário em Biguaçu. O mais significativo é que a coleta seletiva, em toda a cidade, vai contribuir com a renda de dezenas de famílias ligadas à atividade da reciclagem. Esse é o lado social desse trabalho”.

Denise Duarte Moro, engenheira sanitarista e ambiental da Secretaria Executiva de Saneamento (Samae), informa que a coleta será feita pela Proactiva, empresa contratada pela Prefeitura Municipal, responsável pelo recolhimento e destinação final dos resíduos sólidos em Palhoça. Ela disse que todo o material coletado será destinado à ProCrep, uma associação com um histórico de 26 anos em reciclagem e que absorve o trabalho de 32 famílias que vivem exclusivamente dessa atividade. Os munícipes também podem colaborar com o brechó da ProCrep, doando roupas, calçados e equipamentos em bom estado de conservação.