AMAPÁ

Edna Auzier é destaque na defesa de causas sociais e femininas

Projetos da deputada estadual do PSD garantem conquistas importantes para a população mais carente e mulheres do Estado. Edna reconhece que o país ainda tem um caminho a percorrer na luta contra o machismo.

31/08/2017

FacebookWhatsAppTwitter

A deputada Edna Auzier tem reivindicado a construção no Estado de uma unidade da Casa da Mulher Brasileira

A preocupação com as questões sociais, a defesa da sustentabilidade e a luta pelos direitos femininos são bandeiras políticas da deputada estadual do Amapá Edna Auzier (PSD). Entre os principais projetos apresentados pela parlamentar destaca-se o que propõe a doação, para instituições de utilidade pública, da madeira ilegal apreendida por órgãos ambientais.

“Há uma necessidade de darmos um fim social à madeira ilegal, destiná-la para a construção de passarelas, casas populares, creches e centros comunitários. Em muitos lugares, há pontes que estão quebradas e as Prefeituras não conseguem construir outras por causa dos custos”, afirma a deputada. Apresentada em maio último, a proposta ainda está em fase tramitação.

Outro projeto importante de Edna, que já está em vigor, determina a instalação de fraldários em espaços públicos ou privados com grande circulação de pessoas. A iniciativa possui relação direta com uma experiência vivida pela parlamentar, algo conhecido por toda mulher que necessita executar tarefas em locais públicos enquanto cuida de filhos ou netos.

“Estava numa fila de vacinação com meu neto, Benício, e precisei trocar a fraldinha dele, mas não havia um fraldário”, explica Edna, que sempre foi ligada às questões relacionadas ao bem-estar e à saúde feminina. Na época em que exerceu o mandato de vereadora em Macapá (2013-2014), antes de ser eleita para a Assembleia, ela conseguiu aprovar um projeto de sua autoria, que estabelecia a criação de salas de aleitamento materno nas unidades de saúde do município.

Edna ressalta a influência feminina no Estado: de 24 parlamentares que compõem a Assembleia, 11 são mulheres

 

Força Feminina

Presidente do PSD Mulher no Estado, Edna ressalta a influência da força feminina na política local. Do total de 24 parlamentares que compõem a Assembleia, 11 são mulheres, entre elas a deputada Aparecida Salomão, que também integra a bancada do PSD. “Nossa participação é muito grande. Temos várias secretárias estaduais”, exemplifica a deputada, autora de um projeto que instituiu no calendário oficial do Amapá a comemoração do Dia da Conquista do Voto Feminino (24 de fevereiro).

Edna cita ainda, como exemplo dos avanços do Estado, o curso de extensão universitária promovido pela Universidade Federal do Amapá (Unifap), que visa capacitar os professores da rede pública para o combate à violência contra a mulher. Iniciado na capital amapaense no último dia 5, com o apoio da Secretaria Especial de Políticas Públicas para as Mulheres e o Ministério Público Estadual, o programa terá duração de dez meses e capacitará, inicialmente, 240 docentes.

Reivindicações

Primeira mulher no Amapá a presidir a Comissão de Justiça e Redação da Assembleia, a deputada tem reivindicado a construção no Estado de uma unidade da Casa da Mulher Brasileira, complexo idealizado pelo Governo Federal que reúne diversos tipos de serviços especializados, como apoio psicossocial, delegacia, juizado, Defensoria Pública e promoção de autonomia econômica. “Já temos a área para que seja construída a Casa e estamos pleiteando isso”, frisa a deputada, titular da Secretaria da Mulher no Parlamento Amazônico, que reúne parlamentares dos nove estados da Amazônia Legal Brasileira.

Apesar das várias conquistas, Edna reconhece que o país ainda tem um caminho a percorrer na luta contra o machismo. “As mulheres precisam ser grandes profissionais e, ao mesmo tempo, cuidar da casa e dos filhos. Esse é o desafio hoje. Nossa situação melhorou, mas ainda vai levar um tempo para que tenhamos os mesmos salários dos homens.”

FacebookWhatsAppTwitter

  0 Comentários

FacebookWhatsAppTwitter