INCLUSÃO

Junji Abe destaca importância do Internet para Todos

O novo integrante da bancada do PSD na Câmara visitou o ministro Gilberto Kassab e falou sobre o programa federal que vai levar conectividade a todas as regiões do País

01/03/2018

FacebookWhatsAppTwitter

Deputado Junji Abe também defende inclusão digital como instrumento de maior participação popular e exercício da cidadania

 

Para o novo integrante da bancada do PSD na Câmara, deputado Junji Abe (PSD-SP), a internet é uma necessidade que não pode ser desprezada pelo poder público. Em visita ao ministro da Ciência e Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, para comunicar seu retorno à Câmara, efetivada na semana passada, Junji Abe comentou que, se consolidado como planejado, o programa Internet para Todos será “a grande ferramenta para eliminar verdadeiros buracos negros (localidades sem conexão com a rede mundial de computadores)”.

Defensor da inclusão digital como instrumento de maior participação popular e exercício da cidadania, o deputado considera o programa como “um dos mais ambiciosos programas de inclusão social do governo federal”. O deputado lembrou que 60 milhões de pessoas ainda não têm acesso à rede. Destas, em torno de 20 milhões têm um celular, mas não conseguem acessar a rede mundial de onde moram e serão diretamente beneficiadas pelo programa. Junji também comentou com Kassab sobre a importância da solenidade com governadores e prefeitos para tratar do programa, que deve ocorrer na tarde de 12 de março, no Palácio do Planalto.

Para participar, os municípios devem se habilitar, enviando um ofício ao Ministério, e assinar um convênio com o governo federal, que investiu cerca de R$ 3 bilhões no Internet para Todos nos últimos 18 meses. Não há contrapartida financeira das prefeituras para o Governo Federal.

Formalizados os convênios, antenas serão instaladas gratuitamente, por meio da Telebrás, nas regiões sem conectividade apontadas pelas prefeituras. Os equipamentos distribuirão banda larga num raio de 2 quilômetros. Caberá aos municípios a segurança do equipamento, o custo irrisório da energia elétrica do aparelho e a isenção do ISS das atividades ligadas ao programa.

Kassab esclareceu que a implantação é rápida e imediata. “As cidades que participarão do piloto terão, em poucas semanas, as antenas instaladas e a conectividade realizada. As demais, em prazo de dois a três meses, terão banda larga nas localidades que hoje não têm”.

Na avaliação de Junji, o sistema é fundamental para elevar a qualidade de serviços públicos em postos de saúde e escolas. “A informatização e integração de dados são indispensáveis no aprendizado e assistência médica. Muitas unidades ficam em áreas isoladas, sem sinal de internet. É um transtorno para a população e prejudica de maneira brutal tantos os alunos quanto quem busca atendimento médico”, completou, com a experiência de quem governou Mogi das Cruzes, cidade de 450 mil habitantes na Grande São Paulo, por oito anos seguidos (2001 a 2008).

FacebookWhatsAppTwitter

  0 Comentários

FacebookWhatsAppTwitter