Entrevista

Kassab define prioridades à frente do Ministério

Ele diz que banda larga, fortalecimento da Anatel e verbas para pesquisa científica serão os focos de sua gestão no Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.

20/05/2016

FacebookWhatsAppTwitter

 

frame 1

Kassab: proposta é transferir à agência reguladora o processo de análise das outorgas de radiodifusão, hoje a cargo do Ministério.

 

 

A questão da banda larga, o fortalecimento efetivo da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e a busca por recursos para projetos de desenvolvimento científico serão o foco de Gilberto Kassab à frente do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. Em reportagem publicada nesta sexta-feira (20) pelo jornal Valor Econômico, o ministro afirmou que em sua gestão a universalização da banda larga dependerá do encontro de um ponto de equilíbrio que tranquilize as operadoras quanto à viabilidade econômica das metas. “Afinal, elas investiram dinheiro e acreditaram em nosso país”, explicou o ministro.

Sobre a Anatel, a ideia de Kassab é transferir à agência reguladora o processo de análise das outorgas de radiodifusão, hoje a cargo do Ministério. E mesmo em um cenário de escassez orçamentária, Kassab se comprometeu a buscar verbas públicas para projetos de desenvolvimento científico.  “Estou assumindo um compromisso com a academia, com as organizações vinculadas à pesquisa, ciência, tecnologia e inovação de que nós vamos jogar pesado para trazer mais recursos”, promete.

A reportagem do Valor Econômico lembra que o ministro Kassab não é um novato na área. “Na década passada, foi presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados e representante dos parlamentares no conselho consultivo da Anatel. Como deputado, apresentou vários projetos de lei relacionados ao setor, como uma proposta de redução das taxas pagas pelas operadores de telefonia ao Fundo de Fiscalização das Telecomunicações (Fistel)”, informa.

Assinantes do Valor podem ler a reportagem completa aqui.

O ministro Kassab também falou sobre seus planos no Ministério em entrevista à TV Brasil, no programa Palavras Cruzadas, comandado pelo jornalista Paulo Markun. Lembrando que ainda está tomando conhecimento de várias iniciativas e analisando projetos, ele foi taxativo em um ponto: “Minha prioridade é fortalecer a Anatel, trabalhar na reforma administrativa para tornar mais leve a estrutura do Ministério das Comunicações, agora extinto, e dar atenção às funções relacionadas com o atendimento dos consumidores”, afirmou.

Ao ser perguntado sobre a transferência para Anatel das atividades relacionadas a concessões e outorgas da radiodifusão, defendida pela Abert, a entidade dos radiodifusores, Kassab disse ser uma possibilidade. Em sua avaliação, a Anatel está melhor preparada para enfrentar essa tarefa, em função de seu quadro técnico, do que o Ministério.

O ministro disse também que quer aperfeiçoar a gestão da área de comunicações e telecomunicações com foco no consumidor, mas salientou que é preciso estimular o capital privado. “As empresas têm quer limites em sua atuação, mas também é importante que sejam estimuladas a investir“, afirmou.

Veja aqui a entrevista à TV Brasil

FacebookWhatsAppTwitter

  0 Comentários

FacebookWhatsAppTwitter