Agenda integrada

Kassab deflagra ação para reduzir desigualdades sociais

Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações vai articular operação para coordenar atividades quem visem cumprir os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU

26/04/2017

FacebookWhatsAppTwitter

O ministro Kassab: “Vamos procurar oferecer estratégias de planejamento adequado para que possamos cumprir o que pede a ONU”.

 

O governo federal vai criar uma grande rede de colaboração para que o país alcance os resultados esperados pelo programa 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), proposto pela Organização das Nações Unidas (ONU) aos países-membros. Esse foi o objetivo da reunião realizada nesta terça-feira (25) no Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações com a participação do ministro Gilberto Kassab e do secretário nacional de Articulação Social da Presidência da República, Henrique Vila da Costa Ferreira.

Para o ministro Gilberto Kassab, “o MCTIC tem uma responsabilidade muito grande junto a todos os ministérios para que o governo federal possa dar o seu exemplo, somando as prioridades, potencializando as ações e criando condições de fiscalizar o que acontece no Brasil, em qualquer dimensão”.

De acordo com Kassab, “é um trabalho que se inicia, e o ministério vai exercer com competência a sua responsabilidade. Vamos procurar oferecer estratégias de planejamento adequado para que possamos cumprir o que pede a ONU”.

Dentro dos 17 objetivos, que devem ser alcançados até 2030, há 169 metas. Para alcançá-las, o governo federal deflagrou uma operação para internalizar os ODS nos ministérios, agências e órgãos públicos e criar uma grande rede de colaboração para que o país alcance os resultados esperados até 2030.

Para o secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento, Jailson de Andrade, o desafio proposto pela ONU exige “alta criatividade”. “Hoje, não temos ainda uma visão para 2030 de como serão os impactos da Internet das Coisas em locais diferentes do mundo, por exemplo. Estamos trabalhando, neste momento, rumo ao desconhecido. No ministério, vamos tentar identificar os pontos de cada uma das nossas secretarias, entidades vinculadas e institutos para poder contribuir. Um novo trabalho começa nesse momento.”

Agenda 2030

Em 2015, os países-membros das Nações Unidas assumiram o compromisso de implementar uma agenda universal e integrada, intitulada “Transformando Nosso Mundo: A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável”. Ao governo brasileiro coube o papel de orientar ações articuladas e integradas para internalizar e interiorizar a agenda. Os ODS 2016-2030 sucedem os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM 2000-2015) e, devido ao protagonismo internacional do Brasil no cumprimento das metas dos ODM, o país conquistou assento no Grupo de Alto Nível da ONU que acompanha a implementação mundial da Agenda 2030.

“É uma agenda global de desenvolvimento sustentável que reúne quase 200 países da ONU. Diversas ações estão em andamento no Brasil, ações de integração e chamamento à governança. A ideia é fazer uma leitura interna nos órgãos de como podem contribuir para essa agenda por meio de seus programas, projetos e iniciativas”, disse o secretário Henrique Vila.

Segundo ele, a iniciativa traz um compromisso do governo com as metas internacionais. “É uma agenda de longo prazo e trata de temas que são absolutamente fundamentais para a população brasileira: pobreza, saneamento, mortalidade infantil. São grandes os objetivos e dialogam o tempo todo com os nossos problemas.”

17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável:

  1. Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares
  2. Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável
  3. Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades
  4. Assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos
  5. Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas
  6. Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos.
  7. Assegurar o acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia para todos
  8. Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todos
  9. Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação
  10. Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles
  11. Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis
  12. Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis
  13. Tomar medidas urgentes para combater a mudança climática e seus impactos
  14. Conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável
  15. Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade
  16. Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis
  17. Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável
FacebookWhatsAppTwitter

  0 Comentários

FacebookWhatsAppTwitter