Kassab: governo fará sua parte para manter empregos

Falando a empresários do setor imobiliário, ministro das Cidades disse que a Fase 3 do Minha Casa Minha Vida ajudará a manter empregos na construção civil

14/04/2015

FacebookWhatsAppTwitter
Kassab aos empresários: "o maior desafio é não demitir"

Kassab aos empresários: “o maior desafio é não demitir”

Ao participar nesta terça-feira (14) da abertura do 1.º Summit Imobiliário Brasil 2015, em São Paulo, o ministro das Cidades, Gilberto Kassab, destacou a importância do setor imobiliário, que gera milhões de empregos, para ajudar o País a superar a atual fase de ajustes, contribuindo para manter a estabilidade social e as condições para a retomada do crescimento assim que possível. “O maior desafio é não demitir”, disse o ministro, afirmando que o governo federal vai contribuir para isso com a Fase 3 do programa Minha Casa Minha Vida, que será lançado nas próximas semanas para contratar a construção de mais 3 milhões de casas populares.

Kassab disse que o evento – promovido pelo jornal O Estado de S. Paulo e pelo Secovi SP para discutir as perspectivas do mercado imobiliário – é uma demonstração da disposição do setor para encontrar caminhos que ajudem a superar as dificuldades atuais. “Temos que ter um período de transição para que os brasileiros possam enfrentar as mudanças que precisam ser feitas e o melhor caminho é por meio da construção civil, responsável por milhões de empregos”, lembrou.

“Precisamos ter um volume mínimo de investimento nesta fase de transição do ajuste fiscal e criar condições de financiamentos. Há disponibilidade de recursos do FGTS que podem ser investidos em saneamento, habitação”, destacou Kassab, citando os investimentos bilionários do setor de construção civil em diversos programas no Brasil.

Segundo o ministro, o mais “expressivo” deles é o Minha Casa Minha Vida que deve contribuir para gerar um grande número de empregos no setor ou, ao menos, manter. A expectativa, segundo ele, é que o programa chegue em 2018 com 6,7 milhões de moradias contratadas e mais de 25 milhões de pessoas beneficiadas em todo o Brasil. A terceira fase prevê a contratação de mais três milhões de unidades habitacionais. Nas duas primeiras fases, o governo contratou mais de 3,7 milhões de moradias.

SAMSUNG CSC

Kassab: mercado imobiliário é a melhor saída paramomento de transição e ajuste fiscal.

 

De acordo com Kassab, o mercado imobiliário é a melhor saída para esse momento de transição e ajuste fiscal. Portanto, é necessário, conforme ele, criar condições para que o segmento continue investindo, talvez, não no mesmo patamar dos anos anteriores, mas que seja mantido o nível de emprego na construção civil.

Segundo Kassab, o ajuste fiscal não deve representar cortes no orçamento da Pasta em 2015, mas deve se traduzir no adiamento de investimentos de longo prazo. “Os nossos investimentos são investimentos muito grandes, de longo prazo a maior parte deles. Qualquer corte não significará o corte do investimento. Poderá ser um deslizamento dos investimentos”, disse.

Kassab disse que não haverá suspensão de grandes investimentos como o metrô da capital paulista, obras de saneamento e investimentos de prazos de até oito anos em outras cidades. “Não tem sentido, em um ajuste, que se espera que seja o mais breve possível, você cortar investimentos de quatro, cinco, seis… dez anos”, ponderou, reconhecendo poder haver adaptação dos cronogramas à nova realidade orçamentária do governo federal.

Kassab ressaltou que o ajuste econômico é fundamental para a retomada do crescimento do País “com lastro” e em “condições adequadas” e que o “comando” é da equipe econômica. “Todos nós, ministros, vamos nos submeter às suas diretrizes”, afirmou

 

FacebookWhatsAppTwitter

  0 Comentários

FacebookWhatsAppTwitter