COMUNICAÇÕES

Kassab destaca benefícios do programa a prefeitos de SP e MG

O ministro se reuniu neste fim de semana com prefeitos de Campinas (SP) e Patos de Minas (MG) para apresentar o programa que levará conectividade a todo o País

19/03/2018

FacebookWhatsAppTwitter

O ministro Kassab em Campinas com o prefeito Jonas Donizete: velocidade da internet será até 40 vezes superior ao que existe hoje

Edição: Scriptum

 

O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, esteve neste sábado (17) em Campinas (SP) e Patos de Minas (MG), para apresentar o programa Internet para Todos, que vai levar acesso à banda larga a localidades sem conectividade de todo o país. Mais de 2,4 mil prefeitos de todo o país já assinaram o termo de adesão, que define as condições para participação dos municípios no programa.

Em Campinas, Kassab lembrou que o Internet para Todos “é o maior programa de inclusão digital do País”, e destacou que a velocidade da internet será “até 40 vezes superior ao que existe hoje”.

Veja reportagem sobre a visita do ministro a Campinas

O ministro explicou que, para o usuário, o preço será inferior ao cobrado atualmente, “na ordem de um terço”. O governo está cadastrando as empresas interessadas em participar do Internet para Todos, que levará todo o aparato de internet banda larga de forma gratuita a municípios brasileiros por meio de antenas que serão instaladas nas localidades por companhias prestadoras do serviço.

Na cidade do interior paulista, o termo de adesão ao programa foi assinado pelo prefeito Jonas Donizette (PSB), segundo quem 60% da cidade tem conexão por banda larga e o programa levará a conectividade para toda a população. O Internet para todos vai garantir acesso em locais, como a área rural, que hoje não têm conectividade.

Em Patos de Minas, o ministro Kassab se reuniu com prefeitos de toda a região no Unipam (Centro Universitário de Patos de Minas) para a apresentação do projeto. O prefeito de Patos de Minas, José Eustáquio Rodrigues Alves (DEM), destacou a importância do programa para o município, que tem 7 distritos e 8 escolas rurais que deverão ser beneficiadas com o Internet Para Todos. O programa também beneficiará a área da saúde que poderá informatizar os procedimentos. José Eustáquio destacou que são 180 quilômetros de distância entre os distritos no município.

Kassab e o prefeito de Patos de Minas, José Eustáquio Rodrigues Alves.

Valdemir Diógenes da Silva (PR), prefeito do Rio Paranaíba, uma das cidades da região, também participou do evento e observou que o programa começará a ser instalado a partir de maio. “Em Rio Paranaíba, primeiramente vamos instalar os equipamentos nas comunidades de Abaeté, São João e João Palmeiras. Cerca de 1500 pessoas serão beneficiadas”, frisou. Ele ressaltou a importância da visita do ministro a Patos de Minas e frisou que a solução para muitos problemas da sociedade, como a oferta de educação, vai acontecer através da tecnologia de informação.

O Internet para Todos vai fornecer banda larga a partir do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), de propriedade do governo brasileiro e em órbita desde maio de 2017. No total, o governo investiu R$ 3 bilhões no satélite, que tem vida útil de 18 anos.

Além de beneficiar localidades sem internet ou com acesso precário, o Internet para Todos vai levar banda larga para escolas públicas, hospitais e postos de saúde.

FacebookWhatsAppTwitter

  0 Comentários

FacebookWhatsAppTwitter