TECNOLOGIA

Kassab: “Satélite vai melhorar serviços de educação e saúde”

Em reunião com prefeitos do Vale do Paraíba, ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações lembrou que satélite geoestacionário vai reforçar o programa Cidades Inteligentes

07/04/2017

O ministro Kassab durante encontro com prefeitos de municípios que integram o Consórcio de Desenvolvimento Integrado do Vale do Paraíba (Codivap)

Quando entrar em operação, o Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC) – que deverá ser lançado nos próximos dias – vai ampliar a oferta de banda larga melhorar a qualidade dos serviços públicos nas cidades brasileiras. A afirmação foi feita nesta quinta-feira (6) pelo ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, durante encontro com prefeitos de municípios que integram o Consórcio de Desenvolvimento Integrado do Vale do Paraíba (Codivap), presidido pelo prefeito de Santo Antônio do Pinhal, Clodomiro Correia de Toledo Junior (PSD).

Veja aqui os planos da nova diretoria do Codivap

Kassab ressaltou que, com o SGDC, a capacidade de conexão à internet de alta velocidade será multiplicada em todo o território nacional. Equipamentos públicos de saúde e educação e prédios governamentais, por exemplo, serão interligados à banda larga, beneficiando o cidadão.

O ministro informou os prefeitos que “os serviços de banda larga são cada vez mais requisitados e o Satélite Geoestacionário tem uma capacidade impressionante de ofertar esse produto em todo o território nacional. Ele vai ajudar muito as cidades a oferecerem serviços de qualidade para o cidadão”.

O SGDC também vai “potencializar” o programa Cidades Inteligentes, criado para levar aos municípios uma rede de fibra óptica de alta capacidade para conectar órgãos públicos e oferecer pontos de acesso gratuito à internet. De acordo com o ministro Gilberto Kassab, o MCTIC vai reabrir o prazo para que cidades de todo o país possam aderir à plataforma.

Para o presidente do Codivap, Clodomiro Correia de Toledo Junior, “esta é uma pauta que levantamos como prioritária. Não tem como fazer uma gestão adequada sem tecnologia. Termos acesso ao programa Cidades Inteligentes será muito útil para que possamos gerir melhor os nossos municípios e darmos mais qualidade no atendimento às necessidades dos cidadãos”.