Londrina cria ônibus grátis no centro da cidade

A proposta do prefeito Alexandre Kireeff (PSD) é desafogar o trânsito na área e fortalecer as vendas do comércio, ajudando na superação da crise econômica.

30/07/2015

Ônibus grátis: usuários e comerciantes serão ouvidos para que o serviço seja aperfeiçoado

A administração do prefeito Alexandre Kireeff (PSD), de Londrina (PR), colocou em prática nesta quinta-feira (30) uma ideia inovadora para desafogar o trânsito na região central da cidade, que tem cerca de 500 mil habitantes. De segunda a sábado, quem circula pela região tem agora uma linha de ônibus exclusiva – e gratuita – para almoçar, ir às compras ou ao cinema, por exemplo.

A proposta da linha 001- Centro Livre, da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização de Londrina (CMTU-LD), é estimular o comércio de rua e “desafogar” o trânsito na região central. O percurso conta com 14 pontos de embarque e desembarque e p trajeto completo tem duração média de 25 minutos, com início às 8h e término às 18h25 durante a semana e nos dois primeiros sábados do mês. Nos demais sábados, a linha Centro Livre funcionará até as 13 horas.

Os usuários do novo serviço deverão ter o cartão transporte – que é adquirido gratuitamente –, mas não haverá desconto no saldo.

Nesta fase inicial, a CMTU fará o percurso com um micro-ônibus, o qual poderá ser substituído conforme a demanda. Outras melhorias para a personalização do serviço também estão em estudo, com foco na agilidade, mobilidade, conforto e segurança. “Entendemos que este é um momento importante e temos conversado com os empresários para que a inclusão desta linha no transporte coletivo seja uma aliada, fortalecendo as vendas do comércio. Outra motivação é incentivar o uso do transporte coletivo cada vez mais e o do carro cada vez menos. Isso pode dar mais fluidez no trânsito, além de outros benefícios, ambientais, por exemplo”, explica José Carlos Bruno de Oliveira, presidente da CMTU.

Para Valter Luiz Orsi, presidente da Associação Comercial e Industrial de Londrina (ACIL), a atividade do varejo está fortemente ligada à mobilidade urbana. Por isso, facilitar o transporte das pessoas é um estímulo a atividade econômica. “A criação da linha Centro Livre é uma daquelas ideias inovadoras que não apenas são bem-vindas, como também fundamentais para superação das crises econômicas. Esta nova opção de transporte certamente vai aumentar a circulação de pessoas e fomentar o comércio da área central”, incentiva.

Até dezembro, a CMTU ouvirá os usuários da linha e os comerciantes para decisões conjuntas que aperfeiçoem o serviço.