ELEIÇÕES 2018

Marcos Montes apresenta balanço de ações em defesa de Minas

Pré-candidato a vice-governador de Minas Gerais, o deputado federal Marcos Montes, ex-líder da bancada do PSD na Câmara, apresentou relato de suas ações como prefeito e na Câmara

03/07/2018

O deputado Marcos Montes

Edição: Scriptum

Pré-candidato a vice-governador de Minas Gerais, na chapa liderada pelo senador Antonio Anastasia, o deputado federal Marcos Montes, ex-líder da bancada do PSD na Câmara, apresentou a seus companheiros de partido em Uberaba, um balanço parcial de suas ações em favor do município – realizadas em suas duas gestões como prefeito e no exercício parlamentar.

Fundador do PSD em Uberaba, uma das principais cidades do chamado Triângulo Mineiro e atiaç vice-líder da bancada do partido na Câmara Federal, o deputado Marcos Montes administrou o município nos períodos entre 1997/2000 e 2001/ 2004.

Durante sua administração o IDH-M – Índice de Desenvolvimento Humano Municipal de Uberaba indicou que a cidade era a quarta melhor de Minas Gerais e a primeira do Triângulo Mineiro em qualidade de vida. Apresentou um IDH-M de 0,834, acima das médias nacionais nos fatores que integram a qualidade de vida. A esperança de vida ao nascer (longevidade), que era de 68,97 anos, saltou para 73,93 anos.

Além disso, pesquisa realizada pela Ebape – Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas, da Fundação Getúlio Vargas, e publicada na edição número 61, de julho de 2003, da revista Você S/A, do grupo Exame, Editora Abril, mostrou Uberaba como a segunda melhor cidade de Minas Gerais – só perdendo para Belo Horizonte –, para se fazer carreira. No levantamento, Uberaba “venceu” uma boa parte dos municípios nos quesitos Saúde e Educação, e, num momento em que o Brasil enfrentava grave problema na área de emprego. A cidade subiu nove pontos em relação ao levantamento feito no ano anterior.

Ações desenvolvidas pela administração pública municipal de Uberaba na Educação receberam reconhecimento nacional através da Comenda Anísio Teixeira – Mérito em Gestão Educacional. Homenagem foi prestada em Porto Seguro, BA, durante o II Fórum Nacional de Educação, promovido pelo Fórum Nacional de Conselhos Estaduais de Educação, em parceria com a União dos Dirigentes Municipais de Educação da Bahia e Universidade Estadual de Santa Cruz.

Ainda durante as gestões de Marcos Montes, Uberaba recebeu homenagens durante o Seminário de Intercâmbio Internacional “A Modernização da Gestão Municipal”, realizado em Caldas da Rainha, em Portugal. A indicação foi exclusivamente técnica, feita por institutos especializados. Uberaba foi indicada pelo Instituto Biosfera e o Instituto Brasileiro de Estudos Especializados, que durante vários meses trabalharam no levantamento de dados sobre as administrações municipais no país. Uberaba recebeu o “Diploma de Reconhecimento Público por Destacada Contribuição na Otimização da Gestão Municipal no Brasil”.

Qualidade de vida

Formado em Medicina, servidor da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, apaixonado por esportes, praticante de futebol de várzea desde a adolescência, ele iniciou sua trajetória política como secretário Municipal de Esportes de Uberaba. Como prefeito se destacou na fomentação de dezenas de projetos, criando, entre outros: o Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher/Caism; a Guarda Municipal e a Defensoria Pública.

Entre inúmeras outras ações voltadas à elevação da qualidade de vida na cidade, Montes acertou com a FCA – a Ferrovia Centro-Atlântica, e o Ministério Público, o maior Termo de Ajustamento de Conduta de Minas Gerais, obrigando a empresa a investir mais de R$ 12,5 milhões em obras sociais na cidade, para ressarcir a população pelo acidente de trem ocorrido dia 10 de junho de 2003, nas imediações do Córrego Alegria (afluente do rio Uberaba), provocando graves problemas no abastecimento de água.

Os investimentos sociais escolhidos pelo então prefeito Marcos Montes, e realizados pela FCA, foram: duas Centrais de Atendimento Multiprofissionais (as CAMM´s, que hoje são as unidades de pronto-atendimento); o Centro de Convivência para Idosos (UAI), uma creche e um poço artesiano profundo.

Defensor do fortalecimento dos municípios, inclusive de mudanças na distribuição de tributos de forma a aumentar a participação dos municípios nos tributos que hoje estão centrados na União, Marcos Montes foi presidente da Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Rio Grande; vice-presidente da Associação Mineira dos Municípios; fundador e presidente da Frente Mineira de Municípios, e coordenador da Frente Nacional de Prefeitos.