ELEIÇÕES 2018

Merisio encerra campanha com receita para voltar a crescer

O adversário faltou e o candidato do PSD ao Governo de Santa Catarina participou sozinho do que seria o último debate na TV antes do segundo turno. Ele destacou como pretende atrair novos investimentos

26/10/2018

Merisio: “O que nós precisamos é sempre buscar melhores condições para, com bons projetos, alavancar novos investimentos

Edição: Scriptum

No que seria o último debate na TV antes do segundo turno, o candidato do PSD ao Governo de Santa Catarina, Gelson Merisio, foi o único dos concorrentes a participar do programa da NSC TV, de Florianópolis, na noite de quinta-feira (25). Com a ausência de seu adversário, que alegou problemas de saúde para não comparecer, Merisio foi entrevistado por jornalista da emissora, Mário Motta, e pode falar sobre suas propostas para o governo catarinense.

A substituição do debate pela entrevista estava prevista nas regras assinadas pelos representantes dos dois candidatos. Merisio lamentou o não comparecimento do adversário. Segundo ele, a ausência “nos tira a oportunidade de aprofundar uns temas absolutamente relevantes para Santa Catarina, que tem um histórico de bons indicadores, é um Estado com qualidade de vida, mas que também tem muitos problemas a enfrentar pela frente. Problemas graves, como a própria renegociação da dívida, que tem que ser constante”.

O candidato do PSD explicou que o processo hoje consome 6,7% da receita líquida do Estado com o serviço da dívida. Há 15 anos, já chegou a 12%. “Portanto, a dívida de R$ 19 bilhões é gerenciável do ponto de vista financeiro. O que nós precisamos é sempre buscar melhores condições para, com bons projetos, alavancar novos investimentos”, disse.

Ele alertou que Santa Catarina precisa investir. “Lá em Itajaí, por exemplo, nós precisamos fazer a ponte que liga Itajaí a Navegantes. É a maior infraestrutura turística que nós precisamos no Vale do Itajaí porque vai ligar o parque Beto Carrero, o aeroporto, às cidades de Balneário Camboriú e Itapema. Em Florianópolis precisamos continuar a Beira-mar Continental, ligando até a BR-101. Obras como lá em Joinville, onde precisamos duplicar os acessos ao município. Estão todos estrangulados. Obras em Blumenau, onde precisamos fazer a contenção das cheias acontecer, fazendo a barragem que está pronta para iniciar em Botuverá e também concluindo, lá em Rio do Sul, o Salto Pilão, que precisa fazer o canal extravasor”.

Novos secretários

Esta semana o candidato do PSD ao Governo de Santa Catarina também deu sequência à divulgação dos nomes dos técnicos que pretende ter em sua equipe de governo, caso seja eleito. Ele tem reafirmado que os cargos em seu governo não serão preenchidos por indicação política e que vai escolher sempre os mais capacitados para cada função. É o caso do executivo Jonas Tilp, que, segundo Merisio, será o Secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico caso os catarinenses o escolham para o Governo do Estado.

Será justamente a pasta de Desenvolvimento Econômico a responsável por encaminhar os processos de inovação interna do governo estadual. Por quase 20 anos, Jonas Tilp foi diretor comercial do Perini Business Park, o maior condomínio multissetorial do Brasil, até inaugurar a TreeCom Coworking Industrial, que integra várias startups e outros negócios inovadores.

Na apresentação para os líderes do setor de tecnologia, Merisio defendeu um incentivo maior para disciplinas como matemática, lógica e robótica no ensino fundamental, além de avanços na formação técnica já voltada para atuar no setor. “Imaginem como estaria Santa Catarina hoje se tivéssemos em cada um dos nossos polos quatro mil jovens formados para atuar com tecnologia e inovação? Com investimentos e formação, teremos um inacreditável avanço em nosso Estado nesse setor”, afirmou Merisio, destacando sua intenção de incentivar projetos como o “Entra21”, realizado em Blumenau, e o “Geração TEC”, realizado em Florianópolis.

Outro nome já apontado por Merisio é o da doutora Cristina Pires Pauluci, médica especializada em gestão, para a Secretaria da Saúde. Aos 44 anos, casada e mãe de dois filhos, Cristina é servidora de carreira do Governo do Estado desde 2014. Formada pela Faculdade de Medicina de Petrópolis (RJ), tem especializações em medicina do tráfego, em gestão de clínica nas redes de atenção à saúde, pelo Hospital Sírio Libanês, e em gestão e auditoria dos sistemas de saúde.

“Além de médica, a doutora Cristina tem experiência em gestão e conhece bem os desafios que precisam ser enfrentados. Com o conhecimento e a competência dela e a nossa coragem para romper alguns modelos que já não servem mais, teremos condições de melhorar bastante os serviços prestados aos catarinenses”, avalia Merisio, que já havia anunciado os nomes para a Segurança (Odair Tramontin e Ivan Ziolkowski), Educação (Lucia Dellagnelo) e Fazenda (Guilherme Ziguelli). O nome para a Saúde segue a premissa de gestores técnicos especializados em suas áreas e completa a espinha dorsal de gestão.