Ministro Kassab vistoria obras em busca de focos de Aedes

Além de vistoriar obras do Minha Casa Minha Vida, o ministro das Cidades assinou portaria que institui ações preventivas contra a dengue nos programas da pasta.

29/01/2016

FacebookWhatsAppTwitter
 “A única solução para conter o a propagação do mosquito transmissor é a prevenção e temos de envolver e unir toda a sociedade nessa ação”, disse o ministro Kassab.

“A única solução para conter o a propagação do mosquito transmissor é a prevenção e temos de envolver e unir toda a sociedade nessa ação”, disse o ministro Kassab.

 

Dentro das ações do Governo Federal para combater o Aedes aegyipt, mosquito transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya, o ministro das Cidades, Gilberto Kassab, vistoriou nesta sexta-feira (29) as obras do Residencial Paranoá, em Brasília. Na visita ao empreendimento do Programa Minha Casa Minha Vida ele mobilizou funcionários para aderir à cruzada contra proliferação do mosquito. Kassab assinou, também, portaria que institui ações preventivas para combater o Aedes em canteiros de obras do Minha Casa Minha Vida e do PAC.

A portaria estabelece que os responsáveis pela execução pelas obras deverão orientar os funcionários, diretos ou indiretos, com campanhas de sensibilização e esclarecimentos que informem as medidas necessárias para evitar a reprodução e eliminar eventuais criadouros do mosquito nos canteiros de obras, alojamentos, nas suas casas e vizinhanças.

Para o ministro, “a única solução para conter o a propagação do mosquito transmissor é a prevenção e temos de envolver e unir toda a sociedade nessa ação”. Além do esforço nos canteiros de obras, o ministro das Cidades enviará uma carta aos 186 representantes do Conselho das Cidades (ConCidades) pedindo que cada um deles participe da mobilização nacional por meio das entidades sociais que representam. “Esperamos que cada conselheiro seja um multiplicador de ações de combate em sua própria comunidade”, afirmou o ministro.

Também no prédio do Ministério das Cidades  foi realizada uma minuciosa inspeção em possíveis locais de proliferação do mosquito, com a participação de servidores de diversas secretarias e departamentos. O secretário executivo do Ministério, Elton Santa Fé Zacarias, acompanhado do subsecretário de Planejamento, Orçamento e Administração, Alfonso Quirino Neto, percorreram vários andares verificando se havia focos ou água parada, mas nada foi encontrado.

A portaria faz parte das ações e medidas que o Governo Federal promove na Semana de Mobilização para Enfrentamento ao Aedes Aegypti nos órgãos públicos federais. O mosquito, que demora em média 7 dias para nascer, transmite a dengue, febre chikungunya e zika vírus. O zika vírus pode causar a microcefalia em bebês.

A campanha consiste em mobilizar cerca de 1 milhão e 600 mil servidores para inspecionar os locais de trabalho, mantendo os reservatórios, depósitos, lajes, calhas e lonas de cobertura limpos e fechados, bem como bandejas de ar-condicionado sem água e as tampas dos vasos sanitários fechadas. Essa ação acontece até o dia 4 de fevereiro.

Para se prevenir contra o mosquito, algumas medidas são necessárias, como usar repelentes registrados pela Anvisa; utilizar roupas (calças, camisas de manga comprida, etc.) que protejam a maior parte do corpo; bem como evitar locais que não possuam telas de proteção contra insetos.

Mais informações podem ser obtidas no site: http://combateaedes.saude.gov.br/

FacebookWhatsAppTwitter

  1 Comentários

  • Paulo Robledo disse:

    Decisão rápida, ação imediata. Muito bom! É assim que deveria ser sempre, mas não é, porque a turma do PT já poderia ter dado combate ao mosquito há muito tempo, está no governo há 14 anos e nunca fez nada.

FacebookWhatsAppTwitter