AMBIENTE

Nas redes sociais, deputados do PSD se manifestam por Brumadinho

Assim como no Senado, também na Câmara integrantes do partido se mobilizam para apurar as causas e responsabilidades pela tragédia ocorrida este mês no interior de Minas Gerais

30/01/2019

FacebookWhatsAppTwitter

 

O deputado federal Marco Bertaiolli: À Justiça, que encontre e puna com severidade os responsáveis por mais esta tragédia em Minas Gerais.”

 

Edição: Scriptum

 

Além da bancada do PSD no Senado, também os deputados federais do partido estão se articulando para levar adiante a apuração das causas e responsabilidades pela tragédia ocorrida em Brumadinho (MG), onde, nesta quarta-feira (30), já haviam sido confirmadas 99 mortes e um número superior a 270 desaparecidos. O rompimento da Barragem de Rejeitos da Vale Mineradora ocorreu no dia 25 de janeiro e os esforços em busca de sobreviventes continuam.

O deputado federal reeleito Fábio Faria (PSD-RN), por exemplo, está colhendo assinaturas para criar uma Comissão Parlamentar de Inquérito que vai investigar a tragédia de Brumadinho. “Lamentável o descaso que fez essa tragédia ocorrer. Muito triste! Que Deus possa confortar as famílias porque os danos são irreparáveis. Parabéns aos Bombeiros e as pessoas que estão resgatando as vítimas”, afirmou Faria por meio do Facebook.

Também no Facebook, o deputado federal eleito Marco Bertaiolli (PSD-SP) pediu a punição dos responsáveis: “Mais uma tragédia. Toda a nossa solidariedade aos moradores de Brumadinho. Que Deus os proteja, ampare e os fortaleça neste momento tão difícil. À Justiça, que encontre e puna com severidade os responsáveis por mais esta tragédia em Minas Gerais.”

Ao mesmo tempo, diversos integrantes da bancada na Câmara têm se manifestado nas redes sociais, lamentando o desastre e assumindo o compromisso de buscar soluções para evitar que a catástrofe se repita. Domingos Neto, do PSD do Ceará, considerou, no twitter, que é “inaceitável que famílias e cidades inteiras sejam novamente destruídas pela falta de preparo e descuido com a atividade de mineração. Infelizmente, foi aprendido pouco com Mariana. Agora, é preciso se concentrar no socorro às vítimas, atendimento às famílias e recuperação da área. Nós, parlamentares, vamos fazer nossa parte fiscalizando e buscando soluções. É fundamental que a Justiça também esteja em consonância com os anseios da sociedade e garanta a devida mediação entre empresa e famílias”.

Stefano Aguiar, do PSD de Minas Gerais, lembrou no Instagram que, “em 2017 relatei e aprovei na Comissão de Meio Ambiente a necessidade de um Plano Nacional de Emergência para as barragens de todo o Brasil. A medida deve ser analisada pelo colegiado da Comissão de Minas e Energia, deve passar pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania para então ser encaminhada para análise e votação em plenário. Estarei atento ao projeto de lei e pedirei urgência junto às outras comissões, para que os deputados integrantes das mesmas exijam celeridade para aprovação”.

 

Em 2017, Stefano Aguiar relatou na Comissão de Meio Ambiente a necessidade de um Plano Nacional de Emergência para as barragens de todo o Brasil.

 

Deputado federal pelo PSD de Alagoas, Marx Beltrão perguntou no Instagram: “Mais uma tragédia envolvendo uma empresa exploradora de recursos naturais. Ontem foi Mariana, hoje foi Brumadinho… E o nosso Pinheiro? Será responsabilidade da Braskem? Aguardaremos sentados e passivos por mais um ‘acidente’ com rastro de destruição e morte? O presidente Bolsonaro já atribuiu as rachaduras em Maceió à atividade de mineração. Bem, como meu papel é trabalhar e representar a sociedade, vou mais uma vez agir em Brasília. Aguardem!”

Diego Andrade (PSD-MG) manifestou-se no Facebook: “Mais uma tragédia envolvendo a Vale em Minas Gerais! Covarde a conduta desta empresa! Punição rigorosa aos responsáveis é o que defendemos em respeito a todas as vítimas em nosso estado #fim imediato da Lei Kandir envolvendo exportação de minério.”

No Instagram, o deputado federal Joaquim Passarinho (PSD-PA) comentou: “Outra grande tragédia em Minas Gerais sensibiliza o Brasil! O rompimento da barragem em Brumadinho não se trata de um desastre natural, mas de um crime contra o meio ambiente, pessoas, comunidades e população. E como tal, precisamos assegurar que haja a devida investigação e punição! Precisamos aprender com os erros e fazer uma fiscalização séria. Que este triste acontecimento sirva de exemplo de uma vez por todas, inclusive para o nosso estado do Pará, que também possui barragens de contenção de rejeitos. Toda minha solidariedade às famílias com entes queridos mortos e desaparecidos. Que Deus possa confortá-los!”

Para o Delegado Éder Mauro (PSD-PA) é preciso mais rigor na fiscalização. Citando a situação no setor de mineração em seu Estado, ele se manifestou no twitter: “Desde o caso Mariana, temos cobrado dos órgãos competentes uma fiscalização efetiva no complexo de Barcarena, para evitar que o crime que ocorreu em Brumadinho não se repita por aqui. Já a Hydro, só permitiu a entrada ano passado logo após o vazamento de resíduos, especificamente em fevereiro. Na época, somente a Imerys permitiu fazer a vistoria técnica. Na ocasião, fui acompanhado por técnicos da CPRM. Logo após o crime ambiental em Mariana, encaminhei ofício às empresas do complexo industrial de Barcarena para analisar a situação in loco.”

Deputada eleita pelo PSD do Rio de Janeiro, Flordelis protestou no Facebook: “Tragédia ou crime ambiental? Revolta e indignação! Até quando os menos favorecidos serão sempre os que pagam pela irresponsabilidade? Não tem como pensar diferente. E se fosse num condomínio de ricos e poderosos?! Ah, mas infelizmente foi em Mariana e agora em Brumadinho. Tem que haver mudanças no trabalho dessas grandes mineradoras!! Agora o que importa para o momento é a mobilização organizada para de alguma forma socorrer nossos irmãos mineiros.”

FacebookWhatsAppTwitter

  0 Comentários

FacebookWhatsAppTwitter