No Butantan, ministro Kassab visita unidade que fará vacinas contra dengue

Instituto Butantan, em São Paulo, está desenvolvendo vacina contra os quatro tipos de vírus da dengue. A expectativa é que a unidade produza 60 milhões de doses por ano.

28/10/2016

Kassab Butantan

O ministro Kassab visitou as obras de construção da Unidade de Produção de Vacina de Dengue.

O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, esteve nesta quinta-feira (27) no Instituto Butantan, em São Paulo (SP), onde visitou as obras de construção da Unidade de Produção de Vacina de Dengue. O ministro assistiu a uma apresentação sobre as atividades do instituto, especialmente dos projetos de pesquisa e produção de vacinas e soros, e discutiu possibilidades de parcerias com o MCTIC para investimentos no desenvolvimento de projetos, como a vacina contra o vírus zika, além da troca de experiências entre as instituições. Em seguida, visitou a fábrica de vacinas contra influenza e vistoriou as obras da unidade de produção de vacina contra a dengue.

Ligado ao governo de São Paulo, o Butantan está desenvolvendo uma vacina para imunização contra os quatro tipos de vírus da dengue. Atualmente, as pesquisas estão na fase 3 de ensaios clínicos com testes em mais de 17 mil voluntários de 13 cidades de todas as regiões do Brasil. A previsão é que a nova planta seja capaz de produzir mais de 60 milhões de doses da vacina por ano.

Kassab foi recebido pelo diretor do Instituto Butantan, Jorge Kalil, além do vice-diretor do instituto, Marcelo de Franco, do diretor-presidente da Fundação Butantan, André Franco Montoro, e do superintendente geral da fundação, Carlos de Magalhães. Também estiveram presentes os cientistas Ana Maria Moro, Luciana de Cerqueira Leite, Denise Tambourgi, Hugo Armelin, Eliana Faquim, Eneas de Carvalho, Sergio Verjovski Almeida, Orlando Garcia Ribeiro, Osvaldo Augusto Brazil Sant’Anna, Yara Cury e Waldir Pereira Elias Junior.

O secretário-executivo do MCTIC, Elton Santa Fé Zacarias; o secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento, Jailson de Andrade; e o secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, Alvaro Prata; além do presidente da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Marcos Cintra, acompanharam o ministro Kassab na visita ao Butantan.