Câmara

Novos projetos vão estimular o turismo no Brasil

Herculano Passos, do PSD de São Paulo, destaca aprovação de emenda para injetar recursos no setor, cujas receitas cresceram 132% entre 2003 e 2015. No ano passado, País recebeu 6 milhões de visitantes

17/11/2016

FacebookWhatsAppTwitter
herculano-passos-17-11-2016

O deputado Herculano Passos

 

A pedido do presidente da Comissão do Turismo, o deputado federal Herculano Passos (PSD-SP), a Câmara Federal realizou sessão solene para lembrar a importância da área e celebrar os 50 anos do Instituto Brasileiro do Turismo (Embratur). Para Herculano a Embratur é uma ponte entre o Brasil e o mundo. “Projetos novos reforçarão a divulgação do país no exterior por meio do instituto, sendo que a Comissão de Turismo aprovou uma emenda no valor de R$ 400 milhões para esta finalidade”.

O Brasil recebeu mais de seis milhões de visitantes estrangeiros, em 2015, e o incremento do turismo em receitas cambiais cresceu 132% entre 2003 e 2015. Os dados são do Anuário Estatístico do Ministério do Turismo e comprovam como o setor pode ser importante para alavancar a economia do país.

Durante a sessão, o presidente da Embratur, Vinícius Lummertz, informou que o instituto vai lançar um pacote de medidas para estimular o setor, assim como fez recentemente o governo francês. “É preciso que a gestão governamental para o turismo se torne uma política de Estado que gere emprego, arrecadação de impostos e desenvolvimento”, defendeu. Lummertz citou o exemplo do Japão, que com metas específicas conseguiu dobrar o fluxo turístico para 40 milhões de pessoas por ano.

A solenidade contou com a presença da diretora técnica do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Heloísa Menezes. Ela ressaltou a importância da parceria entre a entidade e a Embratur. “O turismo sustenta também o pequeno empreendedor e nosso papel é o de viabilizar novos negócios que estão nessa cadeia”.

FacebookWhatsAppTwitter

  0 Comentários

FacebookWhatsAppTwitter