São Paulo

Pocay fala aos jovens sobre os desafios da política

Em palestra a alunos de escola técnica, prefeito de Ourinhos, Lucas Pocay (PSD) conversa sobre as dificuldades enfrentadas pelos gestores públicos e presta contas de sua gestão

06/06/2017

FacebookWhatsAppTwitter

O prefeito Lucas Pocay: estudantes do ensino médio conheceram detalhes do plano de governo do município

 

 

Com uma exposição sobre os desafios enfrentados pelas administrações municipais e sobre a importância da participação política, o prefeito Lucas Pocay (PSD), de Ourinhos, cidade de 111 mil habitantes do sudoeste paulista, participou no início do mês da 8ª Semana de Ciências Humanas da ETEC Jacinto Ferreira de Sá. O público formado por estudantes do ensino médio da instituição conheceu também detalhes do plano de governo do município, um pouco do dia a dia do prefeito. Ao final da palestra, Lucas tirou dúvidas e respondeu questionamentos dos adolescentes.

Um dos assuntos abordados foi o problema dos buracos existentes nas ruas de Ourinhos. Lucas Pocay revelou informações sobre os projetos de recapeamento, reperfilamento e operação tapa buracos. O prefeito também falou sobre mobilidade urbana e os projetos para modernizar e melhorar o transporte público na cidade. Citou o horário estendido nos Postos de Saúde central e da Cohab, falou sobre os projetos de câmeras de videomonitoramento para aumentar a segurança nas escolas, além da instalação das lâmpadas de LED visando a economia do consumo de energia.

Ao final da apresentação, os estudantes puderam fazer perguntas ao prefeito, que respondeu a questões sobre o aterro sanitário, segurança, acessibilidade e projetos na área da Tecnologia da Informação. “Quero agradecer pela oportunidade de ter conversado com esses jovens sobre os problemas e desafios da nossa gestão, por poder compartilhar ideias e falar sobre os caminhos para solucionar essas questões. Pontuamos diversos assuntos e como estamos resolvendo cada um deles. Fomos questionados em pontos fundamentais e acho fantástica a participação de um jovem na sua formação crítica na sociedade como cidadão, tirando suas dúvidas e recebendo informação, que é a verdade dos fatos, querendo acompanhar de perto o que acontece. Foi brilhante passar a manhã com eles”.

O diretor da ETEC, Manoel Rodrigues, disse que ao longo de 15 dias a 8ª Semana de Ciências Humanas da ETEC proporcionou aos estudantes momentos de reflexão sobre o cenário político local. O professor de geografia, Marcos Antônio Correia, idealizador do evento, diz que a proposta é fazer os alunos discutirem questões políticas que envolvem a cidade onde moram.

Segundo Correia, “tivemos a participação de várias figuras políticas aqui que vieram falar do que viveram. O Lucas traz para nós uma proximidade ainda maior podendo falar do que ele está vivendo e do que está acontecendo no cenário político local”. Ele lembrou que “muitos aqui ainda não votaram, mas votarão nas próximas eleições. Esse é o momento que queremos mostrar que política se faz com debate de ideias, esclarecendo dúvidas para que o voto de cada um contribua para o bem comum”, afirmou.

Participaram da palestra os estudantes do 1o, 2o e 3o ano do ensino médio e os alunos do ensino médio integrado com os cursos de técnica em Edificações e Informática.

O estudante Mateus Guerreiro Cardoso da Silva, do 3º ano do ensino médio integrado com o curso de informática, acredita que se inteirar sobre a política local contribui para o conhecimento pessoal, para a realização de exames como o Enem, concursos e vestibulares, além de incentivar o envolvimento dos adolescentes na política. “Muita gente está cansada da política, mas a política é exatamente a arma que temos para lutar por um futuro melhor. Temos que pensar nos pontos negativos, mas também nos positivos”, opina.

FacebookWhatsAppTwitter

  0 Comentários

FacebookWhatsAppTwitter