Altinópolis (SP)

Prefeito Roberto Ferracin (PSD), questiona estimativa populacional do IBGE

Comprovado o aumento do número de habitantes, município receberia repasse maior de FPM

03/04/2017

O prefeito José Roberto Ferracin Marques: Altinópolis tem mais que os 16.199 habitantes estimados pelo IBGE para o ano de 2016.

O prefeito de Altinópolis, José Roberto Ferracin Marques, do PSD, protocolou no IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas) documentos que questionam a estimativa de população da cidade, localizada na região de Ribeirão Preto, no interior do Estado de São Paulo. De acordo com os dados apresentados pelo prefeito, Altinópolis tem mais que os 16.199 habitantes estimados pelo IBGE para o ano de 2016.

Em resposta ao protocolo do prefeito, o IBGE encaminhou resposta no último dia 9 de março, citando que o município de fato tem dados consistentes, que mostram evolução de crescimento populacional nos últimos anos, porém para pequenas áreas. De acordo como IBGE, é necessário aplicar modelo matemático para o cálculo das estimativas populacionais e não somente registros administrativos que refletem a quantidade de utilizações dos serviços públicos.

Segundo o IBGE, a comprovação de aumento populacional acima das estimativas somente será comprovada após a realização de novo Censo Demográfico, a se realizar em 2020, quando a população brasileira será contada e devidamente atualizada.

O prefeito José Roberto Ferracin Marques justifica a importância de comprovar que o município tem população maior que a estimada pelo IBGE: Altinópolis passaria da classificação estatística 1.0 para 1.2, o que resultaria em uma fatia maior de repasse do FPM (Fundo de Participação dos Municípios), calculada em cerca de R$ 300 mil.