PSD fecha 2014 consolidado como a 4ª maior força do País

Partido fez sua estreia nas urnas disputando cargos de governador, senador, deputado federal e estadual e, com menos de três anos de existência, consolidou-se como um dos principais personagens da política brasileira

31/12/2014

FacebookWhatsAppTwitter

Com menos de três anos de existência – foi criado em 2011 – o Partido Social Democrático (PSD) consolidou-se, em 2014, como uma das principais forças da política brasileira.

Veja, na linha do tempo, os principais eventos e ações que marcaram a atuação do PSD em 2014. 

Em sua estreia nas urnas, disputando os cargos de governador, senador, deputado federal e estadual, o partido elegeu dois governadores, dois senadores, 37 deputados federais e 75 deputados estaduais. O resultado das eleições para o Legislativo faz do PSD a quarta força tanto na Câmara Federal quanto nas Assembleias Legislativas.

Em 2015, a bancada do partido na Câmara será composta por 37 deputados, que vão representar 17 unidades da federação – o partido tem deputados de todas as regiões do País. 50% deles são do Norte, Nordeste e Centro-Oeste, e a outra metade dos Estados das regiões Sul e Sudeste.

Em seis Estados a legenda cresceu. Distrito Federal, Pará, Pernambuco, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Sergipe elegeram um número maior de deputados federais do que na legislatura anterior. Só do Rio de Janeiro a bancada terá seis parlamentares, o dobro do que tinha.

O candidato do PSD recordista em número de votos nas urnas foi o delegado Éder Mauro, do Pará. Com mais de 265 mil votos, ficou em primeiro lugar na lista de deputados federais eleitos de seu Estado. Desempenho similar teve o candidato João Rodrigues, com mais de 220 mil votos em Santa Catarina. Ainda foram conquistadas as primeiras suplências das coligações no Acre, Amazonas, Bahia, Maranhão e São Paulo.

O PSD também obteve resultados relevantes na disputa por cargos executivos. Elegeu, em primeiro turno, o governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo, com 51,36% dos votos válidos. E, no Rio Grande do Norte, Robinson Faria obteve aprovação de 54,42% na disputa em segundo turno.

No Rio Grande do Sul, o PSD elegeu o vice-governador José Paulo Cairoli na chapa de José Ivo Sartori, do PMDB. No Distrito Federal, Renato Santana foi eleito como vice de Rodrigo Rollemberg, do PSB. Em outros sete Estados, candidatos das coligações do PSD saíram vitoriosos.

Renovação – Quatro estados – Pará, Paraíba, Paraná e Sergipe e o Distrito Federal renovaram todos os seus representantes. A eleição de 2014 foi a primeira em que todos os parlamentares foram eleitos pelo PSD. A taxa de reeleição dos deputados que formaram o PSD, em 2011, foi de 58%, superior à média total da Câmara (53%).

Senado – Além do senador Sérgio Petecão (AC), que ainda tem quatro anos de mandato, o partido contará, a partir de 2015, com mais dois senadores eleitos – Omar Aziz, do Amazonas, que teve 58,51% dos votos e Otto Alencar, da Bahia, que obteve 54,53% de aprovação – e também Hélio José da Silva Lima, do Distrito Federal, que assume a vaga deixada por Rodrigo Rollemberg (PSB), o governador eleito do DF.

 

FacebookWhatsAppTwitter

  0 Comentários

FacebookWhatsAppTwitter