PARTICIPAÇÃO POLÍTICA

PSD Mulher demonstra força em Santa Mercedes

No pequeno município próximo a Dracena, região Oeste do Estado, lideranças do partido ocupam cargos importantes no Executivo e Legislativo

09/08/2017

A vice-prefeita Irmã Nei e a presidente da Câmara Municipal, Rosangela Vieira da Cunha.

A influência cada vez maior do poder feminino na política pode ser conferida não apenas nos grandes centros urbanos, mas em cidades como a pequena Santa Mercedes, situada na região Oeste do Estado de São Paulo, próxima a Dracena. O município, de apenas 2.831 habitantes, tem três integrantes do PSD Mulher ocupando cargos públicos de destaque: a vice-prefeita Rosinei Santana dos Santos, conhecida como Irmã Nei; a presidente da Câmara Municipal, Rosangela Vieira da Cunha; e a segunda-secretária do Legislativo, Angela Paula Batistão. O partido também é presidido em Santa Mercedes por uma mulher: Jessica Fernanda Santana, filha de Irmã Nei.

Na tarde desta terça-feira (8), a vice-prefeita e as vereadoras estiveram no diretório do partido em São Paulo, onde foram recebidas pela coordenadora nacional do PSD Mulher, Alda Marco Antonio, e a secretária do PSD Mulher, Ivani Boscolo. Durante o encontro, falaram sobre a importância de ocupar espaços e transformar a cara da política em Santa Mercedes com o olhar feminino. “Queremos fazer a diferença, trabalhar e acabar com esse negócio de vereador não trabalhar e ir lá comprar o voto do povo três meses antes da eleição. Temos um compromisso com a ética. Juntou essa mulherada que tem o pé no mesmo caminho e está dando certo”, afirma Rosangela. A Câmara de Santa Mercedes é composta por nove parlamentares e a bancada do PSD conta ainda com o professor João Batista Lazarini.

Experiente na política da cidade, a vice-prefeita Irmã Nei exerceu o cargo de vereadora de 2012 a 2016 e diz que a sensibilidade da mulher faz a diferença. “Ela é a dona da casa e sabe onde estão os defeitos aqui e ali, sabe o que precisa ser ajustado”, explica.

Alda concorda com a analogia, citando uma das célebres frases da ex-primeira-ministra britânica Margareth Thatcher: “A mulher que está preparada para comandar o seu lar está preparada para comandar seu país.”