MUNICÍPIOS

Rádios digitais melhoram serviço de agentes de trânsito e GCM em Cotia (SP)

Equipamentos adquiridos pela gestão do prefeito Rogério Franco (PSD) garantem mais segurança e agilidade à comunicação entre os profissionais dessas corporações

11/07/2018

Dados são criptografados e somente aparelhos devidamente cadastrados conseguem se conectar à central de comunicação.

Edição: Scriptum

Para garantir mais eficiência ao trabalho realizado pela Guarda Civil e os agentes de trânsito de Cotia, município da Região Metropolitana de São Paulo, a gestão do prefeito Rogério Franco (PSD) investiu na compra de rádios digitais para essas corporações. A medida proporcionou segurança aos profissionais, já que os dados são criptografados e somente aparelhos devidamente cadastrados conseguem se conectar à central de comunicação.

“Colocamos fim à interceptação da comunicação da central com os guardas. Muitas operações da GCM ficavam enfraquecidas quando alguém mal-intencionado interceptava a frequência da central. Agora isso não vai mais acontecer”, destacou o secretário municipal de Segurança Pública, Almir Rodrigues.

O sistema digital também acaba com os chiados na comunicação e permite a integração entre as corporações. Isso porque, em situações especiais, é possível a comunicação direta entre o comando da GCM e os agentes de trânsito. “Este era um anseio antigo da corporação de segurança de nossa cidade. O prefeito Rogério Franco, sensível a essa necessidade, apoiou e permitiu o avanço”, afirmou o secretário.

A Prefeitura já instalou uma antena no bairro Atalaia e outras duas serão instaladas até o final do mês em Caucaia do Alto e na Granja Viana. “Com apenas uma antena, já percebemos melhora considerável na comunicação em relação à comunicação analógica”, explicou o GCM Silva, que integrou a equipe de implantação do sistema digital.