TRANSPORTE

Ratinho Junior investe para conter aumento da tarifa

Governo do Paraná faz acordo com prefeitura de Curitiba e vai aplicar R$ 150 milhões em subsídios e obras para evitar elevação maior na tarifa do transporte coletivo na capital

22/02/2019

O prefeito de Curitiba, Rafael Greca, e o governador Ratinho Junior. Foto: Arnaldo Alves/ANPr.

Edição: Scriptum

Com um investimento de R$ 150 milhões em subsídio e obras para o transporte público de Curitiba e Região Metropolitana, o governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior (PSD), está participando do esforço para manter tarifa social de R$ 4,50 no transporte coletivo na capital e nas linhas integradas das cidades vizinhas.

O acordo nesse sentido foi anunciado nesta sexta-feira (22) em uma reunião com o prefeito de Curitiba, Rafael Greca, e outros dirigentes de órgãos estaduais e municipais. A prefeitura da capital paranaense vai colocar mais R$ 50 milhões no pacote, somando um investimento total de R$ 200 milhões.

As tarifas começam a valer no dia 28 (próxima quinta-feira) para Curitiba, Colombo, São José dos Pinhais, Pinhais, Almirante Tamandaré, Quatro Barras, Campo Largo, Araucária, Fazenda Rio Grande e Campina Grande do Sul. O valor da tarifa social para as demais cidades da Região Metropolitana ainda está sendo estudado.

O acordo prevê, ainda, a construção de corredores de transporte, investimento em infraestrutura e linhas integradas e bilhetagem eletrônica. “Esse é um esforço para fazer com que Curitiba e Região Metropolitana voltem a ter o melhor transporte público da América do Sul”, afirmou Ratinho Junior.

Segundo o governador, “se não houvesse essa parceria entre Prefeitura e Governo do Estado essa tarifa passaria de R$ 5,20 em Curitiba e nas cidades do entorno. Estamos juntando todos os nossos esforços financeiros, cortando gastos, para que junto com a Prefeitura voltemos a construir a Curitiba e a Região Metropolitana que sempre sonhamos, com planejamento”.

Segundo o prefeito Rafael Greca, a ideia é tornar a Grande Curitiba uma só. “Essa reunião marca o acordo para a construção de uma tarifa social metropolitana e um plano de economia popular que vai culminar com a redução da tarifa do transporte, com economia de R$ 0,70. A ideia também é criar corredores exclusivos e integrar muitas linhas de ônibus”, acrescentou.

Ratinho Junior também destacou que o Estado e as prefeituras vão criar uma agência de transporte integrado para planejar a mobilidade urbana da capital para os próximos 30 anos.

Dos R$ 150 milhões investidos pelo governo do Paraná, R$ 40 milhões serão destinados a Curitiba e R$ 110 milhões para a Região Metropolitana. A contrapartida da capital será em novas integrações e criação de faixas exclusivas nas Avenidas Victor Ferreira do Amaral, Comendador Franco e Cândido de Abreu, além da Rua João Negrão, por exemplo.