Câmara

Recursos para reconstrução de estação na Antártica

O deputado federal Sandro Alex, do PSD do Paraná, defende a destinação de R$ 125 milhões para recuperar Estação Comandante Ferraz, afetada por incêndio em 2012

19/10/2017

O deputado Sandro Alex

Emenda que destina R$ 125 milhões ao Programa Antártico Brasileiro (Proantar) foi apresentada pelo deputado federal Sandro Alex (PSD-PR), da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara. Os recursos aprovados contribuirão para a recuperação da Estação Antártica Comandante Ferraz, que teve 70% das suas instalações afetadas por um incêndio em 2012.

Para Sandro Alex, a ação reconhece o trabalho realizado pela Marinha do Brasil há mais de 30 anos no Polo Sul. “Os esforços para a reconstrução da Estação Antártica provam a capacidade das Forças Armadas Brasileiras de superar as adversidades com garra e profissionalismo”, destacou o deputado.

Criado em 1982, o Proantar permite que o Brasil participe e influencie diretamente as decisões sobre o futuro da região. O continente possui 80% da água doce do Planeta e grandes reservas minerais. “É um grande laboratório natural de estudo sobre mudanças climáticas, já que o gelo registra composições atmosféricas de épocas passadas”, disse o deputado. Os polos são responsáveis, ainda, pela direção dos ventos e das correntes marítimas, que influenciam diretamente as temperaturas.

Projeto

O escritório de arquitetura Estúdio 41, de Curitiba (PR), foi o vencedor do concurso que escolheu o projeto arquitetônico da nova Estação Antártica. Foi realizado pela Marinha do Brasil em parceria com o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB). Com 4,5 mil m², a estação contará com 17 laboratórios, além da capacidade de abrigar 300 pesquisadores. A reconstrução foi iniciada em janeiro de 2017, com previsão de conclusão em março de 2018.