COTIA (SP)

Taxa de mortalidade infantil é a menor em três anos

Índice de 7,5% reflete investimentos no setor de saúde realizados pela gestão do prefeito Rogério Franco (PSD)

06/03/2018

FacebookWhatsAppTwitter

Na Clínica da Mulher, a gestante de alto risco tem atendimento especializado para garantir sua saúde e a do seu bebê

 

Edição: Scriptum

 

Levantamento feito pela gestão do prefeito de Cotia, Rogério Franco (PSD), mostra que a cidade registrou em 2017 a menor taxa de mortalidade infantil em três anos consecutivos. No ano passado, foram 7,5 óbitos para cada mil nascidos vivos (7,5%) no município, que integra a Região Metropolitana de São Paulo. Em 2016 e 2015, os índices foram, respectivamente, 12,68% e 10,34%.

A taxa alcançada é inferior às registradas em 2013 (9,3%), e 2012 (10, 6%), ano em que o levantamento começou a ser realizado. “É um resultado que nos deixa muito felizes. Em Cotia, o poder público tem olhado com carinho para as mamães e seus bebês, desde o pré-natal, em que as gestantes têm prioridade, até os acompanhamentos pediátricos. Além disso, na Clínica da Mulher, a gestante de alto risco tem atendimento especializado para garantir sua saúde e a do seu bebê”, afirma o prefeito.

O secretário municipal de Saúde, Magno Sauter, destaca que a chegada precoce das pacientes de alto risco no atendimento especializado reflete diretamente na sobrevida dos recém-nascidos. Sauter também atribui a queda nos índices de mortalidade à reorganização das agendas de consulta de enfermagem e aos cursos para gestantes na Clínica da Mulher.

“O poder público tem feito mais que dar o atendimento médico. Fizemos uma reorganização que possibilita priorizar os casos mais sérios e trabalhamos a conscientização e educação da gestante sobre cuidados com a sua saúde e como isso reflete na saúde da criança”, explica o secretário.

FacebookWhatsAppTwitter

  0 Comentários

FacebookWhatsAppTwitter