MUNICÍPIOS

Alunos de Passo Fundo vão à Suíça mostrar projetos

Iniciativa do prefeito da cidade gaúcha, Pedro Almeida (PSD), leva estudantes da rede pública à Europa para atuar como embaixadores da cidade, mostrando propostas educacionais

15/04/2024

FacebookWhatsAppTwitter

Jovens vão representar a cidade como embaixadores, apresentando aos suíços projetos da Missão Cidade Educadora que Passo Fundo desenvolve.

 

 

Edição Scriptum

 

Nesta semana, cinco alunos da rede municipal de ensino de Passo Fundo, cidade de 206 mil habitantes no interior do Rio Grande do Sul, iniciam em Genebra, na Suíça, uma nova e muito importante etapa de seus processos educacionais. Eles embarcaram para o país europeu na sexta-feira (12) após vencerem o desafio proposto pela gestão do prefeito da cidade, Pedro Almeida (PSD), por meio do projeto “Missão Cidade Educadora”, criado para estimular o avanço cultural dos estudantes do município.

E o projeto não traz benefícios apenas aos alunos vencedores. Ela desencadeia uma série de efeitos positivos em toda a comunidade escolar, conforme destaca a coordenadora de Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Educação, Jamile Amaro. “O impacto deste programa se multiplica quando consideramos o número de pessoas que cada aluno pode influenciar e o alcance que suas histórias e aprendizados têm dentro de suas próprias famílias e comunidades. Esse ciclo virtuoso não apenas promove o crescimento individual dos participantes, mas também fortalece os laços dentro da nossa rede educacional e reafirma o compromisso de todos nós com o desenvolvimento integral de nossa cidade”, observou Jamile.

Os jovens Êmily Zanella, Lucas de Lima da Silva, Kiara Prestes, Bernardo Micheletto e Nicoly Possel vão representar a cidade como embaixadores, apresentando aos suíços projetos da Missão Cidade Educadora que Passo Fundo desenvolve. “Passo Fundo estará muito bem representada por esses jovens, que se dedicaram nos estudos para chegarem até aqui. Acreditamos que o conhecimento transforma vidas e nossos alunos estão ultrapassando fronteiras em busca de um aprendizado que, certamente, terá reflexo no futuro deles”, afirmou o prefeito Pedro Almeida.

Os estudantes e a equipe de apoio chegaram a Genebra após dois dias de viagem e vão ficar no país até o dia 22 de abril. A preparação para a viagem incluiu aulas semanais de inglês e uma imersão nos cinco projetos da Prefeitura que serão apresentados a autoridades suíças: Escola Pública de Música Yamandu Costa, Kit da Horta, Passo Fundo em Movimento, Prisma Espaço Geek e Espaços Públicos.

O secretário municipal de Educação, Adriano Canabarro Teixeira, destaca que os projetos escolhidos “contemplam diferentes princípios da Carta das Cidades Educadoras, premissas que ajudam a planejar o impulso educativo da cidade. São projetos que mostram a dimensão pedagógica de Passo Fundo para além das paredes das escolas. Estas cinco iniciativas representam um pequeno recorte de tudo o que Passo Fundo oferece aos seus cidadãos para que a cidade seja mais inclusiva, acolhedora e democrática”.

FacebookWhatsAppTwitter

  0 Comentários

FacebookWhatsAppTwitter