EXTERIOR

Átila Lins representa País em encontro de Parlamentos

Deputado do PSD do Amazonas está na Suíça para participar da Assembleia da União Interparlamentar, que reúne deputados e senadores do mundo todo para discutir questões internacionais

26/03/2024

FacebookWhatsAppTwitter

O deputado Átila Lins: “Os Parlamentos buscam cada vez mais influenciar na governança global”

 

 

Edição Scriptum com site da Liderança do PSD na Câmara

 

Para representar o Brasil na 148ª Assembleia da União Interparlamentar (UIP), o deputado Átila Lins (PSD-AM) está em Genebra, na Suíça, desde o início da semana. A UIP é uma instituição que reúne deputados e senadores do mundo todo para discutir propostas sobre questões internacionais de grande relevância, promovendo integração e cooperação do legislativo mundial. “Os Parlamentos buscam cada vez mais influenciar na governança global”, explicou o deputado.

O encontro teve início em 24 de março e já votou três medidas sobre o conflito na Faixa de Gaza e sobre as eleições da Venezuela. “O Brasil votou a favor de uma medida apresentada pela África do Sul para o aumento da conscientização sobre atos da Corte Internacional de Justiça (CIJ) relacionados a Israel e aos palestinos”, afirma Lins.

O texto aprovado sugere a suspensão das operações militares em Gaza em função de atos de Israel que, de acordo com o país africano, violam a Convenção para a Prevenção e Punição do Crime de Genocídio de 1948.

Ainda em relação ao conflito do Oriente Médio, Dinamarca e França também fizeram proposta de chamada urgente de ação para interromper o conflito armado.

A terceira medida aprovada é da delegação argentina e defende eleições livres e transparentes para uma transição pacífica e democrática na Venezuela.

A 148ª Assembleia da UIP vai até 27 de março e ainda deve votar temas sobre paz, segurança, democracia, direitos humanos e desenvolvimento sustentável. Neste ano, o tema do encontro é: “Diplomacia Parlamentar: Construindo Pontes para a Paz e a Compreensão”.

FacebookWhatsAppTwitter

  0 Comentários

FacebookWhatsAppTwitter